| 09/03/2009 09h25min
Depois de percorrer uma área de mais de 40 mil hectares, terminou na última sexta, dia 6, a primeira etapa da Caravana da Produção Agrícola, realizada nas regiões de Pedro Afonso, Santa Maria, Campos Lindos e Palmeirante, em Tocantins. As visitas foram realizadas pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seagro) e Agência de Defesa Agropecuária (Adapec).
O agricultor e pecuarista João Damasceno, que tem propriedade em Pedro Afonso, foi um dos visitados pela Caravana e elogiou a iniciativa.
– Às vezes, ficamos um pouco isolados na ponta da produção e os órgãos nem sempre sabem o que está acontecendo realmente nos campos. Ações como esta nos aproximam – comentou.
Segundo o diretor de defesa vegetal da Adapec, Luís Henrique Michelin, o resultado das visitas é positivo, já que foi possível traçar um perfil dos avanços e dos problemas enfrentados atualmente pelos produtores de grãos.
– Diagnosticamos o surgimento de pragas que antes tinha baixa ou nenhuma incidência por aqui, como a nematóide e o búfalo da soja. Com isso, já iremos desenvolver ações para auxiliar o produtor no controle dessas pragas – explicou o diretor.
Ainda de acordo com Michelin, a intenção é que com as visitas seja elaborado um relatório traçando as particularidades agrícolas do Tocantins, alicerçando novas políticas públicas voltadas para a demanda encontrada.
Segundo dados do IBGE, Tocantins produziu, em 2008, 1.560.577 toneladas de grãos, em uma área plantada de 590.299 hectares. Já para 2009, a expectativa de crescimento é de mais 370 toneladas de grãos.