| 05/03/2009 14h02min
Região Sul
A frente fria perde cada vez mais intensidade e provoca chuvas com baixo acumulado e isoladas no Paraná e norte de Santa Catarina. No Rio Grande do Sul e em boa parte de Santa Catarina retorna uma condição de tempo seco e ensolarado. A entrada de uma massa de ar mais seco provoca declínio da temperatura com mínima entre 11°C e 14°C no oeste de Santa Catarina. A temperatura máxima permanece elevada em boa parte da Região, com exceção da serra Geral.
Região Sudeste
Mesmo com a passagem de uma frente fria, esperam-se chuvas com baixo acumulado e isoladas no norte, oeste e nordeste de São Paulo, centro, oeste e sul de Minas Gerais e interior do Rio de Janeiro. No Espírito Santo, o tempo permanece seco e ensolarado nesta sexta-feira. Mesmo com a passagem do sistema frontal, ainda registraremos um dia extremamente quente em todo o Sudeste.
Região
Centro-Oeste
Persiste uma condição típica de verão, com sol, muito calor e
pancadas de chuva com baixo acumulado de final de tarde em todo o Centro-Oeste.
Região Nordeste
A Zona de Convergência Intertropical começa a se afastar temporariamente do Nordeste. Já não há previsão de temporais no litoral do Ceará nesta sexta-feira. Por outro lado, ainda registraremos chuvas fortes com acumulado de quase 100 mm em 24 horas no oeste e norte do Piauí e em boa parte do Maranhão. Há previsão de chuvas mais fracas no oeste da Bahia e litoral do Rio Grande do Norte. Nas demais áreas, o tempo permanece seco e ensolarado. A temperatura permanece elevada em todo o Nordeste.
Região Norte
Áreas de instabilidade conhecidas por Zona de Convergência Intertropical e Alta da Bolívia causam chuvas em boa parte da Região Norte. Apenas no centro e norte de Roraima, o tempo permanece seco e ensolarado. Com relação aos temporais, as chuvas fortes atingem o Amazonas, Rondônia e Pará. Faz calor
em boa parte da Região Norte, com exceção do centro/oeste
do Amazonas, onde a sensação térmica será agradável.
Previsão para os próximos dias
Região Sul
No sábado, a frente fria se afasta da Região Sul, mas áreas de instabilidade causam chuvas com baixo acumulado no oeste de Santa Catarina e em boa parte do Paraná. No leste do Paraná, no Rio Grande do Sul e em boa parte de Santa Catarina, o tempo permanece seco e ensolarado. O frio da madrugada aumenta e a mínima poderá chegar a 10°C na serra Geral. Já a temperatura máxima entra em elevação em toda a Região, porém sem previsão de extremos calor. No domingo, as áreas de instabilidade se espalham e causam chuvas com baixo acumulado no norte do Rio Grande do Sul e boa parte de Santa Catarina e do Paraná.
Região Sudeste
Neste sábado, a frente fria finalmente começa a influenciar as condições de tempo em parte do Sudeste. Há previsão de chuvas mais
generalizadas, porém com baixo acumulado no nordeste, norte, oeste e sudoeste de São
Paulo, Rio de Janeiro e boa parte de Minas Gerais. Na segunda-feira, as chuvas fortes e generalizadas atingem todo o Estado de São Paulo e parte do Triângulo Mineiro. O acumulado poderá chegar a 50 mm em 24 horas no centro do Estado de São Paulo. A temperatura máxima despenca e a sensação térmica será agradável no leste de São Paulo e no sul de Minas Gerais.
Região Centro-Oeste
As chuvas ficam cada vez mais generalizadas, mas o acumulado ainda será baixo em todo o Centro-Oeste neste sábado. Mesmo com as chuvas mais generalizadas, o calor prossegue. A intensificação de uma frente fria sobre o Sudeste causa chuvas fortes sobre o norte de Mato Grosso do Sul, centro e sul de Goiás e Mato Grosso neste domingo. O acumulado chega a 20 mm na maior parte das localidades, mas no noroeste de Mato Grosso, esperam-se chuvas de mais de 60 mm em 24 horas.
Região Nordeste
Cada vez mais a ZCIT se afasta do
Nordeste. Neste sábado, há previsão de chuvas fortes e
isoladas apenas no centro e norte do Maranhão. No Piauí, Ceará e no oeste e litoral sul da Bahia, há previsão de chuvas fracas. Nas demais áreas, o tempo permanece seco e ensolarado. A temperatura permanece elevada em todo o Nordeste. A partir do domingo, não há previsão de chuvas fortes em nenhum Estado do Nordeste. Esperam-se chuvas com baixo acumulado no Maranhão, Piauí e oeste da Bahia.
Região Norte
Nesta sexta-feira, áreas de instabilidade conhecidas por Zona de Convergência Intertropical e Alta da Bolívia causam chuvas em boa parte da Região Norte. Apenas no centro e norte de Roraima, o tempo permanece seco e ensolarado. Com relação aos temporais, as chuvas fortes atingem o Amazonas, Rondônia e Pará. Faz calor em boa parte da Região Norte, com exceção do centro/oeste do Amazonas, onde a sensação térmica será agradável. Entre 7 e 11 de março, as chuvas atingem toda a Região Norte, inclusive Tocantins, Pará e Roraima. O acumulado passa dos 150
mm em cinco dias sobre o
sudoeste do Pará e leste do Amazonas.