| 04/03/2009 17h12min
O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, se reuniu, nesta quarta, dia 4, com a vice-ministra da Agricultura do Canadá, Yaprak Baltacioglu. No encontro, Stephanes cobrou da comitiva canadense mais agilidade na liberação das exportações de carne suína de Santa Catarina para aquele país, já que o Estado é zona livre de febre aftosa sem vacinação.
– É preciso fazer a análise de risco, nós já solicitamos, estava demorando e colocamos isso ao embaixador do Canadá e à vice-ministra. Que gostaríamos de ter pressa e que, de preferência, essa análise de risco fosse feita antes da nova reunião conjunta que teremos na Bahia em junho.
O ministro afirmou que Santa Catarina está dentro dos padrões exigidos pelo Canadá para exportações. Hoje, os principais produtos exportados àquele país são açúcar e café. Em 2008, as vendas aos canadenses somaram US$ 555 milhões.
Enquanto isso, o Brasil pretende importar trigo do Canadá para suprir a demanda, pois a Argentina, principal fornecedor, teve quebra de 50 por cento na produção devido a seca. No encontro, também foi assinado um acordo de intercâmbio na área de pesquisa tecnológica.
CANAL RURAL