» visite o site do RuralBR

 | 02/03/2009 13h56min

Tempo quente e seco favorece plantio de soja e milho safrinha no Centro-Oeste

Chuvas com baixo acumulado atingem Mato Grosso e Mato Grosso do Sul

Região Sul
O risco de temporais diminui a partir desta terça-feira. Esperam-se chuvas fortes apenas no oeste do Rio Grande do Sul, com acumulado de 20 mm em 24 horas. Além disso, há previsão de chuvas no sul do Paraná, norte e oeste de Santa Catarina e em todo o centro e oeste do Rio Grande do Sul. Nas demais áreas, o tempo permanece seco, ensolarado e quente. Nesta segunda-feira, Uruguaiana registrou 107 mm, correspondendo a 88% da média climatológica de março.

Região Sudeste
Uma grande massa de ar seco inibe a formação de nuvens de chuva e deixa a temperatura muito elevada em todo o Sudeste. Inclusive, esperam-se quebras de recorde de calor em várias localidades. Apenas no norte do Rio de Janeiro, há previsão de chuvas isoladas e com baixo acumulado.

Região Centro-Oeste
Mais um dia com tempo seco e quente em boa parte do Centro-Oeste, algo que favorece a colheita da soja e plantio do safrinha. As chuvas com baixo acumulado atingem o norte e oeste de Mato Grosso e o oeste de Mato Grosso do Sul.

Região Nordeste
Persistem as chuvas fortes com potencial para inundações e deslizamentos de encosta no centro e norte do Maranhão, norte do Piauí, Ceará, oeste de Pernambuco, oeste de Alagoas, oeste de Sergipe e nordeste da Bahia. Algumas localidades do centro/leste do Maranhão receberão mais de 60 mm em 24 horas. No Rio Grande do Norte e Paraíba, há previsão de chuvas, porém com menor acumulado. O tempo permanece seco e quente em boa parte da Bahia. O excesso de chuvas no nordeste do Maranhão preocupa. Nos dois primeiros meses do ano choveu 200 mm a mais que o normal sobre a região e o plantio da soja está atrasado. Por outro lado, no sudoeste da Bahia, não chove há dez dias e a produtividade está ameaçada.

Região Norte
Áreas de instabilidade propagam-se pela Região Norte, onde causam pancadas de chuva e trovoadas. Apenas no sul do Tocantins, norte do Pará e parte de Roraima, o tempo permanece seco e ensolarado. Há previsão de temporais, com acumulado de quase 100 mm em 24 horas sobre o oeste do Amazonas.

Previsão para os próximos dias

Região Sul
Nesta quarta-feira, persistem as chuvas isoladas e com baixo acumulado no leste do Paraná, centro e leste de Santa Catarina e em boa parte do Rio Grande do Sul. Há previsão de temporais localizados com acumulado variando entre 20 mm e 30 mm em 24 horas no oeste e sul do Rio Grande do Sul. Mesmo com as chuvas, a temperatura permanece elevada. Na quinta-feira, uma nova frente fria avança pelo Sul, e causa chuvas fortes com acumulado de quase 30 mm em 24 horas no noroeste do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e sul do Paraná. Na sexta-feira, a frente fria causa chuvas fortes com acumulado de quase 30 mm em 24 horas no norte de Santa Catarina e leste do Paraná. Entre 07 e 11 de março, esperam-se chuvas fortes com acumulado de mais de 70 mm em cinco dias sobre boa parte do Paraná.

Região Sudeste
Nesta quarta-feira, a passagem de uma frente fria pela costa do Sudeste causa chuvas com baixo acumulado no leste de São Paulo, Rio de Janeiro, sudoeste do Espírito Santo e sul, centro e leste de Minas Gerais. Mesmo com as chuvas, a temperatura permanece elevada. Na quinta-feira, há previsão de chuvas com baixo acumulado no norte de São Paulo e em boa parte de Minas Gerais. Na sexta-feira, uma nova frente fria e áreas de instabilidade voltam a provocar chuvas em boa parte do Sudeste, com destaque para o acumulado de quase 30 mm em 24 horas no sul de São Paulo.

Região Centro-Oeste
Quarta-feira com tempo seco e quente em boa parte do Centro-Oeste, algo que favorece a colheita da soja e plantio do safrinha. As chuvas com baixo acumulado atingem apenas o oeste e norte de Mato Grosso. Na quinta-feira, áreas de instabilidade causam chuvas com baixo acumulado em Goiás, Distrito Federal, norte de Mato Grosso do Sul e boa parte de Mato Grosso. Na sexta-feira, persistem as chuvas com baixo acumulado sobre Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso e no leste e sul de Mato Grosso do Sul. Entre 07 e 11 de março, as chuvas passam a atingir toda a Região, com previsão de elevados acumulados em Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e sudoeste de Goiás.

Região Nordeste
Quarta-feira com chuvas fortes e potencial para inundações e deslizamentos no Maranhão, Piauí e litoral do Ceará. O acumulado passa dos 60 mm em 24 horas no centro/leste do Maranhão. Por outro lado, esperam-se chuvas com baixo acumulado no interior do Ceará, Rio Grande do Norte, leste da Paraíba e leste de Pernambuco. Em Sergipe e em boa parte da Bahia, o tempo permanece seco, ensolarado e quente.

Região Norte
Na quarta-feira, áreas de instabilidade propagam-se pela Região Norte, onde causam pancadas de chuva e trovoadas. Apenas no sul do Tocantins, norte do Pará e parte de Roraima, o tempo permanece seco e ensolarado. Há previsão de temporais, com acumulado de quase 100 mm em 24 horas sobre o oeste do Amazonas. Entre 7 e 11 de março, as chuvas atingem toda a Região Norte, inclusive Tocantins, Pará e Roraima. O acumulado passa dos 150 mm em cinco dias sobre o sudoeste do Pará e leste do Amazonas.

CENTRAL DE METEOROLOGIA

Comente esta matéria

Mais Notícias

Conteúdo: expointer-2010  07/09/2010 03h46min
Saída dos animais deve terminar hoje na Expointer
Conteúdo: expointer-2010  05/09/2010 19h45min
Multidão lota estação Esteio na saída da Expointer
Conteúdo: expointer-2010  05/09/2010 18h46min
Movimento segue intenso nas últimas horas de Expointer
Conteúdo: expointer-2010  05/09/2010 18h13min
Expointer aproxima campo e cidade
Conteúdo: expointer-2010  05/09/2010 17h45min
Presidente da Farsul tira Yeda para dançar na Expointer
Conteúdo: expointer-2010  05/09/2010 16h19min
Expointer 2010 chega ao fim com recorde de animais e maior volume de venda de máquinas

© 2011-2012 RuralBR.com.br

Todos os direitos reservados

Grupo RBS