| 23/02/2009 13h33min
Região Sul
Nesta terça a frente fria ainda provoca chuvas no extremo norte do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná. Há previsão de chuvas fortes e generalizadas em Santa Catarina e no Paraná, com acumulado variando entre 20 mm e 50 mm em 24 horas. Na maior parte do Rio Grande do Sul, a entrada de uma massa de ar de origem polar deixa o tempo aberto e ensolarado. A temperatura despenca no sul do Rio Grande do Sul, chegando a 14°C pela manhã. A temperatura da tarde também cai e a sensação será de frio entre o norte do Rio Grande do Sul e o oeste e sul de Santa Catarina. No Paraná, a temperatura entra em declínio na faixa leste do Estado.
Região Sudeste
O tempo começa a mudar no Sudeste com a passagem de uma frente fria. Esperam-se chuvas intensas e generalizadas em todo o Estado de São Paulo, sul e oeste de Minas Gerais e interior do Rio de Janeiro. O acumulado varia entre 20 mm e 50 mm em 24
horas. Nas demais áreas, ainda há previsão de uma
condição próxima do verão, com sol, calor e pancadas de chuva com baixo acumulado no final do dia. Mesmo com a passagem da frente fria, a temperatura permanecerá elevada em toda a região.
Região Centro-Oeste
As chuvas ficam intensas e generalizadas nesta terça-feira por conta da presença de uma frente fria na altura do Sudeste. Várias localidades dos três Estados receberão mais de 20 mm em 24 horas, com casos extremos de quase 100 mm em 24 horas. Mesmo com as chuvas, a temperatura permanece elevada em toda a região.
Região Nordeste
Na terça-feira, uma massa de ar mais seco inibe a formação de nuvens de chuva no centro e nordeste da Bahia, Sergipe e interior de Alagoas e de Pernambuco. Por outro lado, as chuvas fortes prosseguem sobre o sul e oeste da Bahia, centro e norte do Maranhão, boa parte do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba. Em Salvador, Recife e Olinda, o risco de temporais
diminui a partir desta terça-feira. Além disso, a
temperatura entra em elevação em todo o Nordeste.
Região Norte
Mais um dia com chuvas sobre a região Norte, inclusive em parte de Roraima. Os temporais deverão atingir Rondônia, Amazonas, Pará e litoral do Amapá, com acumulado em torno de 100 mm em 24 horas sobre algumas localidades. Por conta da grande quantidade de nuvens, a temperatura máxima permanece baixa e gera uma sensação térmica agradável em Rondônia, leste do Acre, norte do Pará e interior do Amapá.
Previsão para os próximos dias
Região Sul
Na quarta-feira, a frente fria permanece estacionada sobre a região Sul e causa chuvas no norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Há previsão de temporais com acumulado de mais de 60 mm em 24 horas no meio oeste de Santa Catarina. No centro, sul e oeste do Rio Grande do Sul, o tempo permanece seco e ensolarado. A temperatura mínima
permanece baixa entre o Rio Grande do Sul e o sul de Santa Catarina, chegando a 14°C
durante a madrugada. A temperatura máxima também permanece baixa, gerando sensação de frio em boa parte do centro e norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e centro, leste e sul do Paraná. Na quinta-feira, as chuvas atingem todo o centro e norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, com acumulado de mais de 60 mm em 24 horas no litoral norte de Santa Catarina e no noroeste do Estado do Paraná.
Região Sudeste
A frente fria estaciona sobre a região Sul, mas mesmo assim causa chuvas em boa parte do Sudeste nesta quarta-feira. Apenas no nordeste de Minas Gerais e norte do Espírito Santo, o risco de chuvas é menor. Ainda há previsão de temporais com acumulado de 45 mm em 24 horas sobre o sul e oeste do Estado de São Paulo. A temperatura máxima entra em declínio no sul paulista e a sensação térmica será agradável. Nas demais áreas, o tempo permanece abafado. Na quinta-feira, a frente fria começa a se afastar do Sudeste e uma nova massa de ar
quente e seco inibe a formação
de nuvens de chuva no Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais. Já em São Paulo, as chuvas continuam, com previsão de grandes acumulados no sul do Estado.
Região Centro-Oeste
Na quarta-feira deve se formar uma nova invernada com chuvas constantes e temperatura máxima mais baixa no oeste e noroeste de Mato Grosso. Nas demais áreas, persiste uma condição de sol entre nuvens pela manhã, calor e pancadas de chuva no final do dia. Há previsão de temporais com acumulado de até 50 mm em 24 horas em Mato Grosso do Sul, Goiás e Mato Grosso. No Distrito Federal, o risco de temporais é menor. A partir da quinta-feira, uma massa de ar seco inibirá a formação de nuvens de chuva em todo o leste de Goiás e no Distrito Federal. Nas demais áreas, ainda há previsão de chuvas, inclusive intensas.
Região Nordeste
A massa de ar seco inibe cada vez mais a formação de nuvens de chuva sobre o Nordeste.
Espera-se um dia ensolarado e quente em boa parte da Bahia,
Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, sul do Ceará, sul do Piauí e sul do Maranhão. Por outro lado, ainda há previsão de temporais no norte do Piauí e do Maranhão, além do litoral do Ceará. O acumulado passa dos 60 mm em 24 horas sobre algumas localidades. Na quinta-feira, as chuvas fortes atingem o litoral do Rio Grande do Norte, litoral e noroeste do Ceará, norte do Piauí e centro e norte do Maranhão.
Região Norte
Nesta quarta-feira, áreas de instabilidade causam chuvas sobre praticamente todo o Norte, com exceção do leste de Tocantins e boa parte de Roraima. Há previsão de intensos temporais com acumulado de mais de 100 mm em 24 horas sobre Rondônia, Amazonas e Pará. Por conta da grande quantidade de nuvens, a temperatura máxima permanece mais baixa (sensação térmica agradável) em boa parte de Rondônia, Pará, Amazonas e Acre.