| 23/02/2009 00h05min
A escola Acadêmicos do Grande Rio entrou na avenida do Sambódromo do Rio de Janeiro para o segundo desfile da noite. O enredo “Voilá, Caxias: Para Sempre Liberté, Egalité, Fraternité, Merci Beacuop, Brésil, Não Tem de Quê”, homenageou a França. A escola entrou com 24 alas e 300 componentes.
A apresentação contou com fantasias grandes e luxuosas. O conjunto de cores tinha uma harmonia plástica fantástica, de acordo com o comentarista Eldio Macedo. O primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, que representou as joias da realeza, entrou com nove mil lâmpadas na fantasia.
As alegorias também eram muito luxuosas, como a que representou o Moulin Rouge. Macedo encontrou vários problemas no desfile que podem levar a escola a perder pontos. As luzes do último
carro a entrar na avenida, por exemplo, não acenderam. O
samba era muito complicado, e o público não conseguiu acompanhar.
A atriz Paola Oliveira esteve como rainha de bateria. Entre as celebridades que desfilaram pela escola, estão os atores Stenio Garcia, Miguel Falabella e Raul Gazola, o ex-jogador da Seleção Raí, as atrizes Susana Vieira, Fernanda Lima e Mônica Carvalho e a miss brasil Natália Anderle.