| 22/02/2009 13h10min
A proposta do Projeto Comprador – realizado na Fenavinho Brasil 2009, em Bento Gonçalves (RS), na serra gaúcha – de impulsionar as vendas do setor vitivinícola nacional e ampliar a rede de contatos entre vinícolas gaúchas e compradores de outros Estados e do Exterior, superou todas as expectativas. O volume alcançado nas três rodadas de negócios, nos dias 30 de janeiro, 6 e 13 deste mês, foi de R$ 7,99 milhões em vendas fechadas e em projeções. Ao todo foram realizadas 1.420 reuniões durante a feira.
Participaram do projeto 80 vinícolas, compradores nacionais de 15 Estados e internacionais vindos da Alemanha, Estados Unidos, Irlanda e Suécia. O Projeto Comprador é uma iniciativa da Fenavinho Brasil em parceria com a Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
O consultor do projeto, Andrei Martinez, destaca que nesta edição houve um acréscimo significativo no número de compradores, o que contribuiu para atingir o resultado.
– O número de compradores, em relação a 2007, passou de 31 para 84. O resultado de quase R$ 8 milhões representa o número de negócios fechados e as perspectivas em relação à concretização de novos negócios para os próximos 12 meses – analisa.
Segundo Martinez, o sucesso obtido com a edição do Projeto Comprador deste ano é resultado do trabalho de fortalecimento e de divulgação do vinho nacional em todas as regiões do país, com o objetivo de destacar a qualidade do produto e, dessa forma, enfrentar a concorrência do vinho importado.
– As ações contribuíram para consolidar a bebida produzida no Rio Grande do Sul junto ao mercado brasileiro e também no Exterior. A preparação das vinícolas para a ampliação de seus mercados também auxiliou no aumento da comercialização da bebida durante as três rodadas de negócios – complementa.
Para a gestora do Arranjo Produtivo Local de Vitivinicultura da Serra Gaúcha, Raquel Rohden, além de impulsionar negócios com empresas de outros Estados e do Exterior, o Projeto Comprador propicia às vinícolas ampliar seus contatos para o fechamento de negócios futuros.
– A grande vantagem para as vinícolas é que elas permanecem em sua região, divulgam e comercializam seus produtos quase sem custos. É uma forma de levar os compradores até a região onde estão situadas, inclusive para conhecerem todo o processo de elaboração do vinho na própria sede das empresas. O projeto é mais uma das iniciativas que visam fortalecer o setor e divulgar a qualidade do vinho nacional – destaca.
SEBRAE