| 18/02/2009 08h13min
A baixa do investimento, que caiu 9,3%, e do consumo, que teve redução de 2,3%, levaram a economia espanhola à recessão no quarto trimestre de 2008, período no qual a queda do Produto Interno Bruto (PIB) foi de 1%.
Assim afirmam os dados publicados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) espanhol, adiantados na quinta-feira passada e que indicam que a queda do PIB em taxa anualizada foi de 0,7%.
Em todo o ano passado, a economia espanhola cresceu, no entanto, 1,2%, devido à melhor evolução dos dois primeiros trimestres. Entre outubro e dezembro de 2008, o emprego registrou uma queda anualizada de 3,1%, o que equivale à eliminação de 602 mil postos de trabalho.
A deterioração da economia espanhola se intensificou no quarto trimestre de 2008, no qual os dois principais componentes da demanda interna registraram uma forte queda. Assim, o investimento, que já tinha descido 4,1% no terceiro trimestre, acelerou sua queda até 9,3% no quarto,
enquanto o consumo passou da baixa de
0,2 ponto percentual para 2,3 pontos.
A queda da despesa das famílias foi, segundo o INE, alinhada à menor renda disponível, em um período no qual desacelerou a remuneração salarial, devido à queda do emprego.