| 15/02/2009 07h52min
O primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, pediu para seu governo ser "mais resolvido" na tomada de decisões contra a crise econômica e financeira mundial. Wen fez estas declarações ao final de encontros com representantes de todos os setores do país que aconteceram em preparação para a edição anual da Assembleia Nacional Popular (Legislativo), no próximo mês.
Durante toda a semana, a cúpula do governo chinês - com exceção do presidente Hu Jintao, que se encontra em uma viagem pela África - se reuniu na capital chinesa para preparar todos os assuntos que serão apresentados à Assembleia Nacional Popular.
— A China deve ter uma compreensão profunda da severidade da crise financeira internacional e das incertezas que gera, para avaliar todas as dificuldades e ser mais resolvida na tomada de medidas — disse o primeiro-ministro chinês.
Em Pequim, Wen ouviu os projetos e sugestões a representantes dos setores econômicos, financeiros, tecnológicos,
educativos, sanitários, culturais e
esportivos.
— Devemos fortalecer a confiança em que os fundamentos econômicos e a tendência otimista do país não mudaram. Temos a certeza, as condições e a capacidade para superar os problemas — afirmou.
O ano de 2008 foi pouco habitual para a China, devido à realização dos Jogos Olímpicos, da sucessão de vários desastres naturais e da explosão da recessão econômica no final do ano. A próxima edição da Assembleia Nacional Popular, que começa em 5 de março, servirá para que Wen apresente o relatório dos trabalhos do Governo diante do novo ano.