| 11/02/2009 20h39min
No Vale do Araguaia, em Goiás, o gado para reposição movimenta os leilões. Mas a instabilidade do mercado preocupa os criadores. A retração nas cotações do boi gordo pressiona o preço do bezerro, que caiu de 20% a 30%.
Os pecuaristas que fazem a engorda na região de Nova Crixás adiam a compra de bezerros à espera de maior definição do mercado. A arroba do boi pronto para o abate oscila entre R$ 75 e R$ 77.
Apesar das pastagens da região estarem verdes, os pecuaristas se preocupam com o baixo índice das chuvas, o que pode influenciar na oferta futura de animais. Além disso, a alta demanda causou o abate de matrizes. Nos últimos 40 dias, a estimativa é de um aumento de 30% no abate de fêmeas em relação ao mesmo período do ano passado.
Quem cria, recria ou engorda gado no Vale do Araguaia enfrenta um mercado em baixa. Mas quem tem boi pronto para o abate está mais preocupado com o mercado externo da carne. Há frigorificos que, por conta do recuo de alguns países compradores, vêm reduzindo suas escalas de abate para até seis dias.
CANAL RURAL