| 11/02/2009 10h14min
A redução na produção de frangos em Santa Catarina ficou em cerca de 15%, por conta da crise financeira mundial, informa a Associação Catarinense de Avicultura (ACAV). Apesar do quadro complicado, a expectativa da associação é de melhora no mercado a partir do médio prazo.
– Acreditamos que no segundo trimestre de 2009 seja possível observar uma reação concreta do mercado avícola no mercado internacional – aposta o presidente da ACAV, Clever Pirola Ávila.
O dirigente entende que o mercado interno segue importante para o setor, tanto que continua absorvendo 70% da produção brasileira.
– A redução da produção foi focada apenas no mercado externo – pontua.
Ávila destaca que a recente habilitação, por parte da China, de oito plantas avícolas catarinenses para a exportação foi bem recebida pela ACAV.
– Vimos com bons olhos os esforços do governo brasileiro e da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frango (Abef) visando a obtenção desta habilitação. Entretanto ainda não podemos comemorar, pois até agora nenhuma licença de importação foi emitida ainda. Estamos em compasso de espera – sinaliza.
Segundo informações de Safras & Mercado e Secex, o Estado de Santa Catarina foi o segundo maior exportador de carne de frango do país em volume, perdendo apenas para o Paraná, tendo embarcado 975,415 mil toneladas de carne de frango em 2008. Em receita, os catarinenses lideraram o ranking nacional no ano passado, atingindo US$ 2,042 bilhões. O preço médio obtido por tonelada ficou em US$ 2.093,80.
AGÊNCIA SAFRA