| 10/02/2009 17h01min
O governo federal anunciou nesta terça, dia 10, uma força-tarefa para aumentar as exportações brasileiras. As prioridades são a abertura de novos mercados e a venda de produtos com valor agregado. A agenda terá ações coordenadas para comércio e investimentos no Exterior.
– Os países em desenvolvimento vão ter crescimento neste ano. E é o que abre oportunidades. Além disso, há vários mercados para onde o Brasil ainda exporta pouco. A agenda identifica os setores aos quais o Brasil tem potencial de exportação e as missões e feiras que o país vai realizar nesses mercados este ano – explica o secretário de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Welber Barral.
A meta do governo federal para 2009 e 2010 é elevar para 1,25% a participação do Brasil nas exportações mundiais. Welber Barral garantiu ainda que o governo quer aumentar em 10% o número de pequenas e médias empresas exportadoras do país.
O agronegócio exporta hoje para mais de 180 países. Dois terços dos embarques têm como destino os Estados Unidos, a União Européia, Rússia e China.
– Sessenta e quatro por cento das exportações brasileiras dos últimos anos se destinaram a apenas quatro mercados e 72% envolvem apenas quatro produtos. Essa situação cria um nível de vulnerabilidade que não é interessante – diz o diretor de Assuntos Comerciais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Benedito Rosa.
Para diversificar os compradores dos produtos brasileiros, a ordem no Mapa é agilizar todos os processos de comércio exterior.
– Todas as análises que tinham de ser feitas, todos os questionários que precisavam ser respondidos e todos os acordos necessários estão sendo acelerados. Nós recebemos questionários em janeiro que já estamos respondendo em fevereiro – garantiu o ministro Reinhold Stephanes.
O foco do governo é dar atenção especial aos setores mais prejudicados pela crise mundial.
– As principais prioridades se referem ao setor de carnes e a lácteos. E a Ásia se destaca como destino principal para a maioria desses produtos – conta o secretário de Relações Internacionais do Mapa, Célio Porto.
CANAL RURALAgenda internacional 2009 |
As ações |
---|
O trabalho condensa informações relevantes para a exportação brasileira e apresenta, inicialmente, algumas reuniões bilaterais e missões empresariais para os mais de 30 países citados. A agenda foi desenvolvida pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, com o apoio dos ministérios das Relações Exteriores e da Agricultura, da Apex e CNI. A iniciativa permite ao empresariado maior previsibilidade para integrar estas ações, principalmente as que têm como foco central as ações de promoção comercial |
Os mercados |
África do Sul, Angola, Argélia, Argentina, Austrália, Bolívia, Chile, China, Cingapura, Colômbia, Coréia do Sul, Cuba, Egito, Emirados Árabes, Equador, Índia, Israel, Japão, Malásia, Marrocos, México, Moçambique, Paraguai, Peru, Rússia, Turquia, Ucrânia, Uruguai, Venezuela |