| 10/02/2009 16h54min
O presidente do Federal Reserve (Fed, banco central americano), Ben Bernanke, disse hoje que há sinais de que as medidas "extraordinárias" adotadas pela entidade para injetar liquidez nos mercados estão funcionando.
Em uma audiência na Comissão de Serviços Financeiros da Câmara de Representantes, Bernanke disse que o banco central "está animado com as respostas" aos programas de intervenção no sistema financeiro.
O presidente da autoridade monetária afirmou que suas ações "reduziram as pressões graves de liquidez experimentadas por muitas empresas", e melhoraram os mercados de crédito interbancário.
Outras evidências de que seus programas estão surtindo efeito são a queda das taxas hipotecárias e a estabilização dos money market funds (aplicações de curto prazo e baixo risco) e do mercado de letras cambiais.
— Todas essas melhoras ocorreram em um período no qual as notícias econômicas foram, em geral, piores que o
esperado, e as condições em muitos mercados financeiros,
incluindo os mercados de ações, pioraram — disse Bernanke.
No comparecimento, Bernanke afirmou que o Fed começou a rever os relatórios que oferece ao público sobre suas atividades, em vista do grande interesse pela crise econômica. O presidente do Fed assegurou que o comitê que faz a revisão assume "que o público tem direito de saber".
Ele também pediu ao Congresso que esclareça, por lei, o papel da autoridade monetária quando um banco de grande importância entra em crise. Bernanke pediu que se crie um mecanismo para evitar "a falência desordenada de instituições financeiras de importância-chave para o sistema".