» visite o site do RuralBR

 | 09/02/2009 13h14min

Tempo permanece seco e ensolarado em boa parte do Nordeste

Nas demais regiões, áreas de instabilidade podem causar chuvas

Região Sul
A frente fria e áreas de instabilidade causam chuvas no noroeste do Rio Grande do Sul, oeste e norte de Santa Catarina e em todo o Estado do Paraná. Há previsão de temporais localizados, com acumulado de até 40 milímetros em 24 horas no leste e norte do Estado do Paraná. Já no sul de Santa Catarina e no leste e sul do Rio Grande do Sul, o tempo permanece seco e ensolarado. A temperatura permanece muito elevada no Rio Grande do Sul, mas entra em declínio em Santa Catarina e Paraná.

Região Sudeste
A frente fria se afasta do Sudeste, mas áreas de instabilidade causam chuvas intensas em São Paulo, interior e sul do Rio de Janeiro e sul e zona da mata de Minas Gerais. Entre o sul de Minas Gerais e nordeste de São Paulo, o acumulado passará dos 60 milímetros em 24 horas. Em Monteiro Lobato e Monte Verde, o acumulado poderá chegar a 120 milímetros, correspondendo a 55% da média de fevereiro. No centro e sul do Espírito Santo e norte de Minas Gerais, esperam-se chuvas mais fracas. A temperatura despenca em boa parte do centro, leste e sul de São Paulo e sul de Minas Gerais e a sensação será de frio. Nas demais áreas, o calor prossegue.

Região Centro-Oeste
A frente fria se afasta, mas áreas de instabilidade causam chuvas fortes e generalizadas sobre o Mato Grosso do Sul e boa parte de Mato Grosso. No sudoeste de Mato Grosso, o acumulado passa dos 60 milímetros em 24 horas. Em Goiás e Distrito Federal, esperam-se chuvas com menor acumulado. A grande quantidade de nuvens deixa a temperatura máxima mais baixa no centro de Mato Grosso do Sul e no centro e sudeste de Mato Grosso.

Região Nordeste
O tempo permanece seco, ensolarado e quente em boa parte do Nordeste. Espera-se chuvas com baixo acumulado e isoladas no sudoeste da Bahia, Piauí, Maranhão e litoral do Ceará e do Rio Grande do Norte. Há previsão de temporais no noroeste do Maranhão, região de Turiaçu.

Região Norte
A frente fria se afasta, mas áreas de instabilidade mantêm as chuvas em todo o Norte. Os temporais atingem Rondônia, Acre, sudoeste do Amazonas e o litoral do Amapá, com acumulado de mais de 100 milímetros em 24 horas no sudoeste do Amazonas. Mesmo com as chuvas, a temperatura permanece elevada.

Previsão para os próximos dias

Região Sul
A partir de quarta, uma frente fria muda completamente o tempo sobre a região Sul. Este sistema causa chuvas fortes e generalizadas nos três Estados, com acumulado de até 60 milímetros em 24 horas. A temperatura máxima despenca, inclusive no Rio Grande do Sul. Na quinta, a frente fria passa a provocar chuvas sobre o norte do Rio Grande do Sul e leste e norte do Paraná, com acumulado de até 50 milímetros em 24 horas. Na sexta, esperam-se chuvas fracas e isoladas no centro e noroeste do Paraná. A temperatura mínima despenca, variando entre 6°C e 9°C nos pontos mais elevados. Entre 14 e 18 de fevereiro, uma nova frente fria causa chuvas com baixo acumulado em toda a região Sul.

Região Sudeste
Na quarta, persistem as chuvas sobre São Paulo, Rio de Janeiro e boa parte de Minas Gerais, porém o potencial para temporais generalizados diminui. Apenas no sudoeste e nordeste de São Paulo e sul e sudoeste de Minas Gerais, há previsão de chuvas fortes com acumulado de 30 milímetros em 24 horas. No Espírito Santo e no leste e norte de Minas Gerais, o tempo permanece seco e ensolarado. A temperatura máxima entra em elevação em todo o Sudeste. Na quinta, uma nova frente fria causa temporais entre São Paulo, Rio de Janeiro e centro e sul de Minas Gerais, com acumulado de quase 60 milímetros em 24 horas em algumas localidades. Na sexta, as chuvas fortes atingem o Rio de Janeiro, Minas Gerais, sudoeste do Espírito Santo e centro e norte de São Paulo. Entre 14 e 18 de fevereiro, esperam-se chuvas em toda a região, sendo que em boa parte de Minas Gerais, o acumulado passa dos 50 milímetros em cinco dias.

Região Centro-Oeste
Na quarta-feira, uma nova frente fria volta a provocar chuvas fortes e generalizadas em Mato Grosso do Sul, sudoeste de Goiás e em boa parte de Mato Grosso. A temperatura máxima cai no norte de Mato Grosso do Sul, sul de Goiás e oeste de Mato Grosso. Na quinta-feira, há previsão de chuvas fortes em Mato Grosso do Sul, sul de Goiás e boa parte de Mato Grosso. Na sexta-feira, chove fortes no norte de Mato Grosso do Sul, centro e sul de Goiás e Mato Grosso. Até o dia 18 de fevereiro, há previsão de chuvas em praticamente toda a região, com exceção do sul de Mato Grosso do Sul. No norte de Goiás e de Mato Grosso, o acumulado deverá variar entre 70 e 100 milímetros.

Região Nordeste
O tempo permanece seco, ensolarado e quente em boa parte do Nordeste. Espera-se chuvas com baixo acumulado e isoladas no sudoeste da Bahia, Piauí, Maranhão e litoral do Ceará e do Rio Grande do Norte. Há previsão de temporais com acumulado de 20 milímetros em 24 horas no noroeste do Maranhão, região de Turiaçu.

Região Norte
Na quarta, uma nova frente fria reorganiza as chuvas fortes sobre boa parte da região Norte. Os temporais atingem o sul e oeste do Pará, Amazonas, Rondônia, Acre e litoral do Amapá. O acumulado passa dos 100mm no sudoeste do Amazonas e a temperatura máxima entra em declínio por conta da grande quantidade de nuvens. Até o dia 18 de fevereiro, o avanço da nova frente fria causa chuvas fortes e generalizadas sobre o norte de Rondônia, Amazonas, Pará, norte de Tocantins e Amapá. Ou seja, as chuvas fortes deverão migrar para o leste da região Norte nos próximos dias.

SOMAR METEOROLOGIA

Comente esta matéria

Mais Notícias

Conteúdo: expointer-2010  07/09/2010 03h46min
Saída dos animais deve terminar hoje na Expointer
Conteúdo: expointer-2010  05/09/2010 19h45min
Multidão lota estação Esteio na saída da Expointer
Conteúdo: expointer-2010  05/09/2010 18h46min
Movimento segue intenso nas últimas horas de Expointer
Conteúdo: expointer-2010  05/09/2010 18h13min
Expointer aproxima campo e cidade
Conteúdo: expointer-2010  05/09/2010 17h45min
Presidente da Farsul tira Yeda para dançar na Expointer
Conteúdo: expointer-2010  05/09/2010 16h19min
Expointer 2010 chega ao fim com recorde de animais e maior volume de venda de máquinas

© 2011-2012 RuralBR.com.br

Todos os direitos reservados

Grupo RBS