| 04/02/2009 16h07min
A Comissão Europeia (CE, órgão executivo da União Europeia) afirmou nesta quarta, dia 4, que os Estados Unidos estão aumentando, com sua política agrícola, as ajudas que desestabilizam ainda mais o comércio internacional. A informação faz parte de um estudo da Direção Geral de Agricultura do Executivo do bloco europeu.
No relatório a CE analisa a legislação agrícola dos EUA, que estabelece programas de ajudas para o período 2008-2012 e que conserva subsídios muito criticados por outros parceiros, como apoios aos preços, empréstimos ou bônus diretos.
"A política agrícola dos EUA parece, mais uma vez, aumentar as ajudas diretas que desestabilizam ainda mais o comércio" – informa a análise da CE.
Os subsídios americanos a atividades agrícolas representam uma despesa anual de US$ 58 bilhões, afirma o relatório. Washington mantém suas tradicionais ajudas aos preços e mudou seu sistema de seguros por um bônus que dá mais garantias para a receita de seus produtores.
A CE afirma
que os pagamentos relacionados aos preços e rendimentos serão classificados entre as ajudas da "caixa âmbar", termo utilizado pela Organização Mundial do Comércio (OMC) para determinar subsídios que devem ser reduzidos porque distorcem os mercados mundiais.