| 04/02/2009 12h09min
Previsão para quinta, dia 5
Região Sul
A frente fria se afasta e uma massa de ar seco inibe a formação de nuvens de chuva em boa parte da região Sul. Apenas no centro e norte do Paraná, há previsão de chuvas com baixo acumulado na forma de pancadas. A temperatura mínima entra em declínio e varia entre 6°C e 9°C na Serra Geral. A temperatura máxima permanece elevada.
Região Sudeste
A passagem de uma frente fria causa chuvas em boa parte de São Paulo, Rio de Janeiro e centro, oeste e sul de Minas Gerais. Há previsão de chuvas fortes com acumulado de 30 milímetros em 24 horas entre o interior do Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais. Também há previsão de chuvas fortes, com acumulado em torno dos 20 milímetros, no interior do Estado de São Paulo. No Espírito Santo, esperam-se chuvas fracas e isoladas associadas com áreas de instabilidade. Mesmo com as chuvas, a temperatura máxima permanece elevada.
Região Centro-Oeste
Uma nova
frente fria aumenta as áreas de instabilidade sobre o Centro-Oeste. Há previsão de chuvas em toda a região, com acumulado de mais de 60 milímetros em 24 horas sobre o norte de Mato Grosso. Mesmo com as chuvas, a temperatura máxima permanece elevada.
Região Nordeste
Áreas de instabilidade associadas com o Vórtice do Nordeste e com a Zona de Convergência Intertropical causam chuvas no Maranhão, Piauí, Ceará, Pernambuco e no noroeste e litoral sul da Bahia. Há previsão de chuvas fortes com acumulado de mais de 30 milímetros em 24 horas no sul do Piauí e sobre boa parte do Maranhão. Mesmo com as chuvas, a temperatura permanece elevada.
Região Norte
Áreas de instabilidade conhecidas por Alta da Bolívia e Zona de Convergência Intertropical causam chuvas em boa parte da Região Norte. A exceção fica por conta de Roraima, que permanece com tempo seco e quente. Há previsão de intensos temporais com
acumulado de mais de 60 milímetros em 24 horas no litoral do
Amapá. Mesmo com as chuvas, a temperatura permanece elevada.
Próximos dias
Região Sul
Na próxima semana, retorna uma condição de tempo seco ao centro, oeste e sul do Rio Grande do Sul. No norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, há previsão de chuvas com acumulado de mais de 50 milímetros em cinco dias.
Região Sudeste
A previsão é de intensos temporais com acumulado de 150 milímetros em 24 horas no norte e vale do Paraíba (São Paulo), sul do Rio de Janeiro e oeste e sul de Minas Gerais.
Região Centro-Oeste
Entre 7 e 11 de fevereiro, uma frente fria causa intensos temporais sobre o sul de Goiás e noroeste de Mato Grosso, com acumulado de mais de 100 milímetros em cinco dias.
Região Nordeste
Para a próxima semana, há
previsão de chuvas na forma de pancadas no litoral, desde Pernambuco até o Ceará, além do sul da Bahia. Também chove no Piauí, Maranhão e centro e
oeste da Bahia. O tempo permanece seco e ensolarado no sul e nordeste da Bahia, Aracaju, Alagoas e boa parte dos Estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco.
Região Norte
As chuvas prosseguem sobre boa parte da região, com acumulado de mais de 130 milímetros no litoral do Amapá e sudeste do Amazonas. No norte de Roraima, o tempo permanece seco e ensolarado.