| 03/02/2009 19h09min
Produtos do agronegócio contribuíram para o resultado negativo da balança comercial brasileira em janeiro. A corrente fechou com déficit de US$ 518 milhões. A carne bovina e o algodão tiveram os piores resultados.
A falta de crédito e a redução na demanda foram os fatores apontados por analistas para esse desempenho. Os ganhos com as vendas externas de carne bovina caíram quase 54% em relação a janeiro de 2008, ficando em US$ 168 milhões. A quantidade embarcada também diminuiu –38%.
O caso do algodão também preocupa. O volume exportado caiu mais de 11% e a receita recuou mais de 7% em relação ao mesmo período do ano passado. Na comparação com o mês anterior, as reduções foram ainda maiores. Corretores do mercado da commodity avaliam que, com a remuneração atual, não vale a pena enviar produto para o mercado externo.
A contribuição do agronegócio na balança comercial brasileira só não foi pior graças a alguns produtos como milho – cujas exportações em volume cresceram 239% em relação a janeiro de 2008 –, açúcar – que teve a terceira maior receita de exportação da história, com alta superior a 81% – e suco de laranja – com vendas externas 121% maiores, apesar de uma forte queda nos preços.
No caso do complexo soja, carro-chefe das exportações do agronegócio, a principal retração foi registrada nos embarques de óleo. As reduções foram de 28% nos preços e 47% no volume, explicadas pela maior procura das usinas por biodiesel. Para este ano a previsão é de mais queda, em volume e receita.
O resultado da balança comercial de janeiro deve levar o governo federal a divulgar novas medidas de apoio à exportação nos próximos dias.
CANAL RURAL