| 28/01/2009 15h30min
Dados obtidos pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) neste mês permitiram o fechamento do Índice de Captação de Leite (ICAP-L) referente a 2008. Nos 12 meses, empresas processadoras – laticínios e cooperativas – receberam volume 10,2% maior que no correr de 2007.
Nos primeiros meses do ano, tanto os preços do leite quanto os custos de produção estimularam o produtor a reforçar a alimentação do rebanho e elevar a oferta. O ICAP-L/Cepea registrou captação 23,6% maior que a de igual período de 2007. A partir de julho, o quadro praticamente se inverte e a captação do semestre fica 0,77% menor que a do mesmo período do ano anterior.
No encerramento de 2008, o ICAP-L foi de 142,23, cerca de 7% abaixo do índice de dezembro de 2007. Nos principais Estados produtores, os aumentos do volume de leite têm sido pequenos neste período típico de recuperação da oferta. Por um lado, reforços na alimentação do rebanho são desestimulados pelos preços recebidos e também pelo custo dos grãos, mas, por outro, as chuvas têm favorecido a pastagem em várias regiões. Em algumas delas, porém, as precipitações em excesso têm prejudicado o bem-estar dos animais e também dificultado a coleta do leite.
CEPEA