| 19/01/2009 13h13min
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva irá se reunir hoje, no final da tarde, com representantes de seis centrais sindicais para discutir medidas para controlar as demissões causadas pela crise financeira global. Preocupados com a onda de demissões, os sindicalistas querem uma intervenção do governo para garantir os postos de trabalho.
As informações são do site G1. O presidente Lula deverá se encontrar, também nesta segunda-feira (19), com Carlos Lupi. O ministro do Trabalho receberá os dados do Cadastro Geral de Emprego e Desemprego (Caged), relatório feito pelo governo com informações enviadas pela indústria e comércio de dezembro e do ano passado.
Na última semana, Lula pediu ao ministro que elaborasse um balanço exclusivo para saber quais setores da economia mais estão demitindo. Com a posse desses números, Lula deve decidir quais medidas podem ser adotadas para impedir o desemprego em massa no país.
Entre janeiro e novembro de 2008, a
geração de empregos formais no Brasil bateu
um recorde: foram criadas mais de 2,1 milhões de vagas com carteira assinada. Porém, o governo teme os efeitos da crise sobre o emprego. O ministro Lupi já disse que espera um número muito alto de desligamentos em dezembro já que, tradicionalmente, são fechadas cerca de 300 mil vagas no último mês do ano. Dessa vez, a expectativa no governo é que esse número seja quase o dobro.