| 14/01/2009 13h47min
As taxas de juros cobradas nas operações de crédito voltaram a ser reduzidas em dezembro, depois de sete meses consecutivos de elevações. A constatação é da pesquisa de juros realizada pela Associação Nacional dos Executivos de Finanças (Anefac).
De acordo com o levantamento, a taxa média de juros para a pessoa física apresentou uma redução de 0,12 ponto percentual em dezembro, passando para 7,49% ao mês, ante 7,61% no mês anterior.
No cheque especial, a taxa média recuou de 8,02% ao mês para 7,91%. O crédito direto ao consumidor também ficou mais barato: a taxa média mensal de juro cobrada passou de 3,29% para 3,05%.
No comércio também houve recuo: a taxa passou de 6,40% para 6,30%. Já os juros do cartão de crédito permaneceram estáveis em 10,56% ao mês.
Pessoa jurídica
O custo do dinheiro também ficou menor para a pessoa jurídica em dezembro. A taxa média recuou de 4,47% para
4,35% na passagem de novembro para dezembro.
Segundo o
vice-presidente da Anefac, Miguel de Oliveira, as reduções nas taxas de juros são resultado das medidas implementadas pelo BC para dar maior liquidez ao mercado, da pressão exercida pelo governo junto ao sistema financeiro para a redução dos spreads; da queda dos juros futuros com a expectativa de redução da taxa básica de juros (Selic) em 2009 e da maior estabilidade no sistema financeiro internacional.
As informações são do site G1.