| 10/12/2008 10h21min
Dez minutos de chuva de granizo foram suficientes para mudar a paisagem da pequena cidade de Painel, na Serra Catarinense. O fenômeno foi na segunda-feira, dia 8, à tarde.
Os maiores prejuízos foram na agricultura. No município, há cerca de 250 hectares de plantação de maçã e, por causas das chuvas dos últimos meses, os produtores investiram cerca de R$ 50 mil na proteção da fruta. Mas por causa do granizo forte, praticamente, toda a produção da cidade foi comprometida.
– O granizo afetou a fruta na fase de formação e será difícil recuperar a tempo da colheita que é em março. O prejuízo pode chegar a R$ 1 milhão – explicou João Antenor Pereira, Engenheiro Agrônomo da Epagri.
Pinhão também foi comprometido
Muitos pinheiros, que estavam começando a formar a pinha, tiveram os galhos arrancados ou as pequenas frutas derrubadas.
A agricultura de subsistência é freqüente na cidade de Painel. Muitos moradores cultivam frutas, verduras e grão no quintal de casa ou em pequenos sítios. Pelas ruas do município, a maioria das pessoas estava se lamentando.
– Minhas hortas foram destruídas pela força da chuva de pedras, fiquei apavorada com a quantidade que caiu aqui no meu quintal – desabafou a dona de casa Maria Adelina Subtil, 66 anos, que cultivava ameixas, beterraba, cenoura, repolho e feijão.
Há 44 anos residindo no bairro do centro, nunca tinha presenciado algo como o que aconteceu em Painel.