» visite o site do RuralBR

 | 02/12/2008 13h29min

Ciclone extratropical ainda provoca chuvas no leste da região Sul

Há previsão de chuvas fortes no litoral do Paraná

Região Sul
O ciclone extratropical ainda provoca chuvas na faixa leste da região, desde o Rio Grande do Sul até o Paraná. Há previsão de chuvas fortes no litoral do Estado do Paraná. A temperatura mínima oscila entre 9°C e 11°C na Serra Geral e na Campanha Gaúcha. A máxima oscila entre 14°C e 17°C na Serra Geral.

Região Sudeste
As duas frentes frias unem-se num sistema maior, conhecido por Zona de Convergência do Atlântico Sul. Esperam-se intensos temporais com acumulado de quase 100 mm em 24 horas em algumas localidades do norte do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais. Também há previsão de chuvas fortes no leste e norte da Grande São Paulo, porém com menor acumulado. No oeste de São Paulo e no oeste do Triângulo Mineiro, o risco de chuvas é menor. A temperatura despenca e a sensação será de frio no leste de São Paulo, sul do Rio de Janeiro e centro e sul de Minas Gerais.

Região Centro-Oeste
A ZCAS volta a ganhar força e provoca chuvas fortes e generalizadas no Distrito Federal e em boa parte de Goiás e de Mato Grosso. Algumas localidades podem receber quase 100 mm em 24 horas. Já em Mato Grosso do Sul e no sul dos Estados de Goiás e de Mato Grosso, o tempo permanece seco. A temperatura permanece baixa no Distrito Federal, leste e centro de Goiás e centro e oeste de Mato Grosso.

Região Nordeste
As chuvas ficam mais concentradas sobre a maior parte da Bahia, oeste de Pernambuco, Piauí e Maranhão. A partir desta quarta-feira já não teremos chuvas no nordeste da Bahia e Ceará. Os maiores acumulados concentram-se sobre o centro e norte do Piauí e o Maranhão, com quase 60 mm em 24 horas. Mesmo com as chuvas fortes, faz calor na maior parte da região.

Região Norte
Mais um dia com chuvas fortes e generalizadas sobre a Região Norte. A grande quantidade de nuvens deixará a temperatura mais baixa no centro e sul de Rondônia e extremo norte do Pará. Os maiores acumulados concentram-se sobre o Tocantins, Pará e interior do Amapá.

Previsão para os próximos dias

Região Sul
Na sexta-feira, ainda há previsão de chuvas fracas e isoladas na costa de Santa Catarina. No sábado, as chuvas ganham força e provocam chuvas intensas e localizadas no litoral de Santa Catarina. Também há previsão de chuvas no norte do Rio Grande do Sul, centro de Santa Catarina e centro e leste do Paraná. No domingo, ainda chove de forma mais fraca e isolada entre o centro e leste de Santa Catarina e o leste do Paraná. Na segunda-feira, persistem as chuvas fracas e isoladas entre o centro e leste de Santa Catarina e o leste do Paraná.

Região Sudeste
Até o dia 10 de dezembro, as chuvas fortes deverão ficar concentradas cada vez mais ao norte do Sudeste, atingindo, sobretudo, o norte e oeste de Minas Gerais e o norte do Espírito Santo.

Região Centro-Oeste
Até o dia 9 de dezembro, as chuvas permanecem concentradas entre Goiás e Mato Grosso. Em Mato Grosso do Sul, uma frente fria pode trazer chuvas isoladas a partir do dia 10 de dezembro.

Região Nordeste
A partir da sexta-feira, no entanto, áreas de instabilidade começam a favorecer a volta das chuvas ao sul do Ceará e boa parte do Piauí.

Região Norte
Pouca coisa muda até 10 de dezembro, com chuvas fortes e generalizadas sobre boa parte da Região.

CENTRAL DE METEOROLOGIA

© 2011-2012 RuralBR.com.br

Todos os direitos reservados

Grupo RBS