| 23/11/2008 17h37min
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva telefonou neste domingo, dia 23, para o governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira, para saber sobre a situação no Estado e as ações de ajuda aos desabrigados pela chuva constante que atinge a região há quase dois meses. De acordo com o Palácio do Planalto, Lula colocou o Ministério da Integração Nacional à disposição do governo estadual.
Segundo a Secretaria de Comunicação catarinense, Luiz Henrique solicitou ao presidente reforço no socorro à região de Blumenau, uma das cidades mais atingidas. O secretário nacional de Defesa Civil, Roberto Costa Guimarães, seguirá ainda neste domingo para Florianópolis a fim de verificar a situação.
Luiz Henrique pediu apoio também aos Estados vizinhos. O Paraná enviará 140 militares, 16 viaturas, 15 barcos, dois helicópteros e um avião para reforçar o socorro às vítimas. O Rio Grande do Sul mandará colchões, travesseiros, cobertores, totalizando 3 mil itens.
A Defesa Civil informa que 15 pessoas morreram, 13.331 deixaram suas casas e mais de 1,5 milhão foram atingidas. Quatro municípios estão isolados - Itapoá, Rio dos Cedros, Pomerode e Benedito Novo. O Rio Itaguaí-Açu está nove metros acima do nível normal.
AGÊNCIA BRASIL