| 25/10/2008 09h45min
Uma chuva de granizo entre as 19h e 20h de sexta-feira destelhou cerca de 60 casas em Abelardo Luz, no Oeste. A região mais atingida foi o interior do município, onde existem vários assentamentos. Aproximadamente 150 pessoas ficaram desalojadas e tiveram de procurar outro lugar para passar a noite.
A Defesa Civil no município encaminhou para a estadual uma notificação preliminar de desastre, pré-requisito para que seja decretado o estado de emergência.
Abelardo Luz possui 22 assentamentos da Reforma Agrária. Os mais atingidos foram Três Palmeiras, Santa Rosa I e II e Bela Vista. O granizo causou danos também a três instituições comunitárias.
Na manhã deste sábado, o coordenador local da Defesa Civil, Alexandre Passero, visitou os acampamentos para fazer um levantamento dos estragos e entregar lonas para os moradores.
Em Zortéa, no Oeste, a chuva da noite passada provocou alagamentos, e a água invadiu várias
casas.
A situação também é preocupante no Vale do Itajaí,
onde o nível do rio Itajaí-Açu deixa a Defesa Civil em alerta. Como a terra já está bastante encharcada, é grande o risco de alagamentos e deslizamentos.
Tornado
Por volta das 17h de sexta-feira, dois moradores do município filmaram a formação de um tornado que durou cerca de 20 minutos. O fenômeno não chegou a tocar e solo e não causou prejuízos.