| 30/09/2008 17h06min
O Chelsea do técnico brasileiro Luiz Felipe Scolari vai à Romênia enfrentar o Cluj nesta quarta-feira, no estádio Constantin Radulescu, às 15h45min (de Brasília), pela segunda rodada do grupo A da Liga dos Campeões.
Líder do Campeonato Inglês, o time londrino tem apresentado um futebol sólido sob o comando de Felipão e estreou muito bem na Liga dos Campeões, ao golear o Bordeaux por 4 a 0 em Stamford Bridge. No entanto, o Chelsea terá pela frente o surpreendente Cluj, equipe sem tradição mesmo na Romênia, mas que cresceu e impressionou, vencendo a Roma por 2 a 1 em plena capital italiana em sua primeira participação na principal competição européia de clubes.
Felipão terá de volta o atacante marfinense Salomon Kalou, que se recuperou de lesão sofrida na partida contra o Stoke, no sábado. Por outro lado, o meia Joe Cole sofreu uma distensão muscular no quadril e não enfrenta o Cluj. Além disso, seguem fora da equipe o meia brasileiro naturalizado português Deco, o
zagueiro Ricardo Carvalho e
o volante Michael Essien, também por lesões.
Já o campeão romeno não se intimida com a visita do Chelsea e tem grandes expectativas para a partida, depois da vitória sobre a Roma. O técnico da equipe, o italiano Maurizio Trombetta, prepara um quarteto ofensivo que inclui o brasileiro Didi para explorar os espaços da defesa do Chelsea.
O elenco, repleto de portugueses, argentinos e africanos, traz mais dois brasileiros: os zagueiros Hugo Alcântara (ex-Dom Bosco-MT) e André Galiassi (que defendia o Bolívar, da Bolívia).
Barcelona tenta disparar na liderança
Também às 15h45min (de Brasília), o Barcelona terá a chance de disparar na liderança do grupo C da Liga em caso de vitória sobre o Shakhtar Donetsk, na Ucrânia. A equipe catalã vive um bom momento, após vencer as últimas quatro partidas que disputou — contra Sporting de Lisboa, pela Liga, e Sporting Gijón, Bétis e Espanyol, pelo Campeonato Espanhol.
Com um ataque eficiente, o técnico Josep Guardiola
sabe que a equipe precisa encontrar o equilíbrio defensivo, o que o leva a fazer um rodízio no setor. A dupla de zaga será formada por Puyol e Rafa Márquez.
No entanto, são as situações fora de campo que preocupam o Barcelona. Após o atacante francês Thierry Henry ter sua saída cogitada do time espanhol, foi a vez do zagueiro Abidal criticar, diante da imprensa, o ambiente vivido no vestiário do clube.
O treinador do Barcelona incentivou a sua equipe a dar um "passo adiante" na Liga dos Campeões. Guardiola pediu que a equipe "siga no bom caminho" e "mantenha o espírito".
Confira os confrontos desta quarta-feira:
Grupo A
• Cluj (ROM) x Chelsea (ING): 15h45min Cluj Stadium — Cluj (Romênia)
• Bordeaux (FRA) x Roma (ITA): 15h45min Chaban-Delmas — Bordeaux (França)
Grupo B
• Anorthosis
(CYP) x Panathinaikos (GRE): 15h45min GSP Nicosia — Nicosia (Chipre)
• Inter, de Milão (ITA) x Werder Bremen (ALE):
15h45min Giuseppe Meazza — Milão (Itália)
Grupo C
• Sporting (POR) x Basel (SUI): 15h45min Estádio José Alvalade — Lisboa (Portugal)
• Shakhtar (UCR) x Barcelona (ESP): 15h45min Olympiyskiy — Donetsk (Ucrânia)
Grupo D
• Liverpool (ING) x PSV Eindhoven (HOL): 15h45min Emirates Stadium — Liverpool (Inglaterra)
• Atlético de Madrid (ESP) x Olympique (FRA): 15h45min Estádio Vicente Calderón — Madri (Espanha)