| 22/09/2008 15h50min
O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, voltou a dizer, nesta segunda, dia 22, que a economia brasileira está fortalecida e sofrerá pouco os efeitos da crise financeira nos Estados Unidos. Ele concedeu uma palestra no Fórum da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB), em São Paulo.
Direto ao assunto, Meirelles procurou explicar aos participantes do Fórum os motivos da atual crise no setor imobiliário dos Estados Unidos e as conseqüências sobre o sistema financeiro internacional.
Na avaliação dele, o Brasil se tornou mais resistente a crises porque soube aproveitar o bom momento da economia internacional e se fortaleceu. Henrique Meirelles explicou ainda que, antes a dívida do país era mais “dolarizada” e que, por isso, o câmbio exercia mais pressão, o que não ocorre atualmente.
Apesar de afirmar que o Brasil está mais resistente a crises internacionais, o presidente do Banco Central reconheceu que o país está vulnerável a uma desaceleração da economia mundial. E acrescentou que o governo federal não subestima a atual crise.
Também participante do Fórum da ADVB, o diretor-presidente do Bradesco, Márcio Cypriano, disse concordar com o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles. Cypriano afirmou ainda acreditar que o que ocorre atualmente com bancos nos Estados Unidos não deve se repetir com instituições financeiras do Brasil.
CANAL RURAL