| 15/09/2008 18h15min
O México será o primeiro adversário da seleção brasileira masculina de vôlei na Copa América. A competição acontecerá entre os próximos dias 24 e 28, em Cuiabá (MT), e a rodada de abertura terá ainda o clássico entre Estados Unidos e Cuba. As equipes da Venezuela e da Argentina completam o torneio, que será realizado no ginásio Aecim Tocantins.
Nesta primeira fase da competição, as seis equipes estarão divididas em dois grupos, e classificam-se para as semifinais as duas seleções mais bem colocadas de cada. O Brasil está na chave B, junto com Venezuela e México. Os Estados Unidos medirão forças com Cuba e Argentina.
Na quinta-feira, dia 25, o Brasil enfrentará a Venezuela, enquanto os Estados Unidos jogarão contra a Argentina. No dia seguinte, 26 de setembro, a seleção brasileira estará de folga, mas duas partidas encerrarão a fase classificatória: Venezuela x México e Cuba x Argentina. As semifinais acontecerão no sábado, dia 27, e a decisão de terceiro lugar e final serão disputadas no domingo, dia 28.
O Brasil é o país com mais títulos na história da Copa América. A seleção foi campeã em 98, 99 e 2001. Os Estados Unidos conquistaram a medalha de ouro nas duas últimas edições – 2005, em São Leopoldo (RS) e 2007, em Manaus. Em 2000, em São Bernardo do Campo (SP), Cuba foi a equipe vencedora.
Quinze jogadores iniciam a preparação para a Copa América, e do grupo que conquistou a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Pequim, seis atletas foram chamados: Sérgio Escadinha, André Nascimento, Rodrigão, Dante, Bruno Rezende e Murilo.
Os treinamentos comandados por Bernardinho com todo o elenco serão realizados no Centro de Desenvolvimento do Voleibol – Saquarema - RJ a partir desta terça-feira.
Murilo, à frente, e Dante, ao fundo, são dois dos seis olímpicos que jogam a Copa América
Foto:
Cézaro De Luca, EFE