| 15/09/2008 09h48min
Quarto maior banco dos Estados Unidos, O Lehman Brothers anunciou que vai pedir falência. Sem ajuda financeira do governo americano, outras instituições desistiram de salvar o banco, priorizando o Merrill Lynch, apontado como o próximo a quebrar em função da crise desencadeada pelo desequilíbrio no mercado imobiliário do país.
A medida foi anunciada ainda no domingo por representantes da empresa. A falência já era esperada depois que o britânico Barclay’s abandonou as negociações. Na semana passada, o Lehman Brothers enfrentou perdas de 77% no valor de mercado. Entre março e agosto, perdeu US$ 6,7 bilhões
Como o Lehman Brothers mantém negócios com as principais instituições financeiras do mundo, a liquidação do banco pode causar prejuízos a todos os parceiros. Éo terceiro banco de investimentos a quebrar por casa da crise financeira desencadeada pelo mercado imobiliário dos Estados Unidos.
Pior crise em 50 anos
A atual crise nos Estados Unidos foi classificada como a pior dos últimos 50 anos pelo ex-presidente do Federal Reserve [Fed, o Banco Central americano] Alan Greenspan. Na avaliação dele, a instabilidade está longe de ser resolvida e o governo Bush poderá estender uma rede de segurança a todas as instituições que estiverem em crise.
Em Nova York, a atual diretoria do Fed anunciou, depois de um dia inteiro de reuniões, a ampliação de mecanismos de crédito e a flexibilização de garantias, na tentativa de tranqüilizar o mercado. Já os bancos privados anunciaram um programa de empréstimos de emergência que soma US$ 70 bilhões. O consórcio é formado por 10 empresas.
CANAL RURAL