| 08/09/2008 05h00min
O critério de manter na equipe os reservas chamados em situação de emergência pode provocar a mais significativa mudança no time-base do Grêmio desde o início do Brasileirão, em maio.
Escalados no segundo tempo do empate de sábado, contra o Fluminense, o volante Orteman e o atacante Soares são, agora, sérios candidatos a virar titulares nas rodadas finais do campeonato.
Os treinamentos da semana indicarão quem sai na partida frente ao Goiás, sábado. Por enquanto, a situação mais tranqüila é a de Soares. Ele ficaria com a vaga de Perea, que levará ainda um mês até curar-se da lesão no joelho direito, responsável por seu corte da seleção colombiana.
Para poder encaixar o uruguaio Orteman, Celso Roth precisará retirar um dos dois volantes. O técnico será poupado de problemas de consciência caso Willian Magrão fique fora devido à lesão no tornozelo direito, sofrida sábado, no Maracanã. Caso este esteja apto, Rafael Carioca, titular desde a primeira
rodada, é quem fica ameaçado de perder o
lugar.
— Orteman entrou muito bem no lugar de Souza. Com Soares, voltamos a ter velocidade na frente. Os dois agregaram qualidade. Todos conhecem minha metodologia: quem aproveita, continua tendo chance — disse Roth, abrindo a possibilidade de mexer na equipe.
Até agora, em face da boa campanha , Roth não se viu forçado a alterações mais drásticas. A zaga, composta por Léo, Pereira e Réver, só é alterada em caso de lesão ou suspensão de um dos três.
No meio-campo, as variações também são quase imperceptíveis. Willian Magrão e Tcheco, os únicos que entraram no decorrer da campanha, entraram por um processo natural de substituição, quando Eduardo Costa e Roger foram embora.
A rigor, somente a partir da chegada de Souza o técnico viu-se obrigado a pensar em mudanças. Até agora, o ex-meia do São Paulo atuou como ala, meia e atacante. Nesta última posição, não conseguiu corresponder. E agora é candidato a
sair.
Soares, 23 anos, começou a ganhar uma vaga na mesma
semana em que anunciou sua disposição de ter uma conversa “cara a cara” com Roth. A partir daí, teve atuações destacadas contra o Inter, pela Sul-Americana, e Vasco. Marcou gols nas duas partidas. Sua entrada contra o Fluminense deu maior agressividade ao time.
Orteman, que irá completar 30 anos este mês, fez sua estréia, com boa atuação, no Gre-Nal da Sul-Americana.
Escalado entre os reservas nos treinamentos posteriores, passou a receber elogios do técnico. Contra o Fluminense, reorganizou o meio-campo. E cresceu ainda mais em cotação.
— Fisicamente, estou bem. Só preciso de mais ritmo de jogo — afirma.