| 03/09/2008 20h50min
A vaca Polonia foi a campeã do torneio leiteiro da raça holandesa, realizado nesta quarta-feira, na Expointer 2008. Em 24 horas de ordenha, o animal da Cabanha Bogorny produziu 94,147 quilos (equivalente a 96,783 litros) de leite, quase 20 quilos a mais do que a segunda colocada.
Com a quantia, Asproleite Polonia 2335 Throne quebrou o recorde estadual, que era de Cablis Babi 343 Marker, da Agropecuária Dois Irmãos, de Fortaleza dos Valos, que produziu 86,450 quilos durante o circuito Exceleite-Produção, em Cruz Alta, em outubro.
O segundo lugar foi conquistado com a vaca Codrigues Aldine 451 Loust Csp, atingindo produção de 75,990 quilos de leite, da Cabanha Rottili Rodrigues, de Santo Augusto (RS). Na categoria vaca jovem, a melhor produtividade leiteira foi conquistada pela Bickel 176 Morgana Brandon Emory, com 87,190 quilos de leite, da Cabanha Santa Clara, de Humaitá.
Após o resultado, por volta das 17h, os envolvidos no prêmio realizaramo
tradicional banho de leite. Para evitar
desperdícios, a comemoração é feita com uma mistura de leite de descarte (não recomendável para consumo humano) e água. O secretário da agricultura do Estado, João Carlos Machado participou da atividade.
Polonia, de quatro anos, nasceu em uma propriedade no município de Selbach. Com a produtividade acima da média, desde a parição, há cerca de 60 dias, a vaca começou a receber tratamento especial para participar do torneio leiteiro, o que incluiu um galpão só para ela e pouca exposição ao sol.
Crédito: Valdir Friolin
ZERO HORA