| 03/09/2008 17h02min
O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) divulgou nesta quarta, dia 3, odocumento “Estratégia Brasileira de Exportação 2008-2010”. O estudo faz parte da Política de Desenvolvimento Produtivo, lançada pelo governo em maio, e visa ser um instrumento de ampliação da competitividade dos produtos brasileiros no mercado internacional.
Uma das metas estabelecidas foi a ampliação da participação das exportações brasileiras para 1,25% do comércio mundial, em 2010, o que em valores de hoje representa cerca de US$ 210 bilhões. Outra meta estabelecida foi o aumento da participação do número de micro e pequenas empresas brasileiras no comercio exterior.
Para se alcançar essas metas, a Estratégia mapeou ações que estão sendo desenvolvidas por mais de 40 órgãos do Governo Federal e identificou quais terão maior impacto sobre o comércio exterior. E identificou cinco macro-objetivos para a ampliação das exportações brasileiras de bens e serviços.
O primeiro é o aumento da competitividade da base exportadora atual. Só neste ano, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento, devem ser aplicados cerca de R$ 12,5 bilhões em iniciativas para promover acesso ao crédito, redução da burocracia, facilitação do comércio exterior e melhoria da infra-estrutura de transportes.
O segundo objetivo é exportações com maior valor agregado. A idéia é mudar a atual pauta, que enfatiza commodities agrícolas e produtos com menor intensidade tecnológica e baixo valor unitário. Entre as iniciativas, estão o incentivo à inovação das empresas, promoção da competitividade em diversas cadeias produtivas e desenvolvimento de fontes alternativas de energia.
O terceiro, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento, é a ampliação da base exportadora, com o aumento do número de empresas que atual no mercado externo. Na avaliação do órgão, os meios para que este objetivo seja cumprido são garantir o acesso à informação e o apoio financeiro, especialmente para pequenas empresas.
O quarto objetivo apontado pela Estratégia de Comércio Exterior é a ampliação do acesso a mercados, por meio do aumento da rede de acordos internacionais, reforço dos instrumentos de promoção comercial, superação de barreiras comerciais tarifárias e não-tarifárias, além do incentivo à internacionalização das empresas.
O quinto objetivo estratégico é o incremento das exportações de serviços. As ações envolvem criação e aprimoramento de sistemas de informação, ampliação do crédito, capacitação de profissionais.
O Ministério das Relações Exteriores estrutura mecanismos de internacionalização de empresas do setor de serviços. Com esse objetivo, será incluído volume sobre exportação de serviços na série “Como Exportar”.
A série reúne informações básicas sobre países específicos ou mercados integrados, de interesse do exportador brasileiro, e inclui, entre outros, dados o perfil sociopolítico; comércio exterior; economia e finanças; canais de distribuição; e legislação.
CANAL RURAL