| 02/09/2008 08h44min
A mais tradicional feira agropecuária da América Latina é espaço importante para que o produtor conheça as novidades em máquinas e implementos agrícolas. Além de lançamentos imediatos, a Expointer apresenta as tecnologias que vão estar à disposição dos produtores.
O produtor Volnei Toreti foi à exposição com olhos bem exigentes para procurar um trator.
– E que seja diferente daqueles que estamos usando – adiantou.
O setor de máquinas e implementos agrícolas aproveita a Expointer 2008 para apresentar novidades aos produtores, como uma colheitadeira melhorada para o uso em áreas menos extensas e com capacidade de trabalho de três mil sacos de milho por dia.
– Nosso cliente cada vez mais quer menos perda e mais qualidade – diz o gerente de vendas Paulo Kowalski.
O trator aplicador de insumo tem, agora, um sistema de articulação e a tomada de força hidráulica.
– Você está trabalhando com a máquina e não precisa parar para desligá-la. Um simples toque no painel desliga ou regula o tamanho da rotação que você quer – exemplifica o vendedor Vanderlei Janning.
Outra inovação apresentada na Expointer este ano é um equipamento que resfria o oxigênio e melhora o desempenho da máquina. Um trator com 210 cavalos de potência indicado principalmente para lavouras de cana-de-açúcar.
– É um sistema que diminui a temperatura do ar e, dessa forma, aumenta a densidade. No mesmo volume tem maiores moléculas de oxigênio para formar a combustão mais eficiente – explica o diretor de marketing da fabricante, Leandro Marsili.
Resultado de seis meses de pesquisa, o trator-conceito tem 75 cavalos de potência e funciona com diesel e etanol. Os dois tanques funcionam com sistema de injeção muito similar ao do automóvel. A
economia projetada de combustível ao produtor é de 25%
na comparação com o veículo tradicional. O trator ainda não tem preço estimado, mas já deve estar à venda dentro de 18 meses.
– Ele vem consonante às necessidades de baixa emissão de gases poluentes e à nova matriz energética, porque temos certeza de que o etanol veio pra ficar – diz o diretor de marketing Fábio Piltcher.
LEANDRO OLEGÁRIO |CANAL RURAL