| 30/08/2008 19h34min
O Fórum Canal Rural começou neste sábado com o painel Agrocenários 2008 - 2030, na Casa RBS, durante a Expointer, em Esteio, com uma palestra interativa do diretor da Brasoja, Antônio Sartori. Vinte representantes do setor primário foram questionados acerca do cenário econômico de suas atividades. Entre as entidades e instituições, Sicredi, Abef, Frigorífico Mercosul, Cotrijal, Cotrijuí, Secretaria da Agricultura, Ministério da Agricultura, Farsul e Fetag.
O evento, que foi transmitido ao vivo pelo Canal Rural, destacou a crise dos Estados Unidos, a força dos países em desenvolvimento e as conseqüências do comportamento do agronegócio no dia-a-dia das pessoas. Sartori utilizou gráficos para debater assuntos como consumo de carne, produção de grãos, planos agrícola e pecuário, orçamento da União Européia para a agricultura, preços médios na Bolsa de Chicago, riscos climatológicos e recursos de petróleo.
A primeira convidada do evento foi a jornalista Ana
Amélia Lemos. Sartori questionou se
o agronegócio sabe fazer lobby. Ana Amélia defendeu o fortalecimento das entidades de classe, disse que gostaria de assistir aos produtores terem o mesmo posicionamento crítico dos pecuaristas argentinos e criticou os conflitos internos dos ministros do governo Lula.
O presidente da Associação Brasileira dos Exportadores de Frango (Abef), fez uma análise do setor. Francisco Turra afirmou que o Brasil está vendendo para 152 países, destacou que dois terços da produção fica para o mercado interno e disse que uma das principais questões da cadeia produtiva é a questão da sanidade. Este último tema também foi abordado pelo presidente do Frigorífico Mercosul. Para Mauro Pilz, a sanidade precisa ser tratada com seriedade, de forma transparente e com necessidade da rastreabilidade. Na oportunidade, o frigorífico premiou produtores de ovinos e bovinos que se destacaram como fornecedores da empresa.
O vice-presidente da Fetag, Sérgio de Miranda, aproveitou a sua participação
no fórum para defender
que o financiamento governamental seja realizado por propriedade e não por cultura.
A Expodireto Cotrijal 2009 foi lançada durante o evento. O presidente Nei Mânica destacou que a feira se realiza em uma região responsável por 65% da produção de máquinas do Brasil.
O Fórum Canal Rural prossegue segunda-feira, às 9h30min, com o painel Sustentabilidade do Agronegócio. A palestra será da superintendente do Instituto para o Agronegócio Responsável (Ares), Meire de Fátima Ferreira.
Diretor da Brasoja, Antônio Sartori, falou durante o evento
Crédito: Terena Miller
MARCELO MACHADO - MARCELO.MACHADO@CANALRURAL.COM.BR