» visite o site do RuralBR

 | 24/08/2008 05h23min

EUA sofrem para vencer Espanha e levar ouro no basquete

Após derrota em Atenas, norte-americanos voltam a deter a hegemonia olímpica

Não foi fácil, mas os Estados Unidos conquistaram a medalha de ouro no basquete nos Jogos Olímpicos de Pequim. Na madrugada deste domingo, a equipe norte-americana suou para vencer a Espanha por 118 a 107, voltando a deter a hegemonia olímpica após a derrota para a Argentina nas semifinais em Atenas-2004.

O jogo

Oito anos depois de terem conquistado o ouro em Sydney-2000, os norte-americanos voltaram a saborear a medalha dourada. A campeã mundial Espanha teve precisou se conformar com a prata, enquanto a Argentina, ouro em Atenas-2004, ficou com o bronze ao derrotar a Lituânia.

Dwyane Wade liderou a ofensiva norte-americana com 27 pontos, seguido por Kobe Bryant com 20 e Lebron James com 14. Pela Espanha, Rudy Fernández marcou 22, enquanto Pau Gasol fez 21. Juan Navarro foi outro destaque, com 18 pontos.

Os Estados Unidos precisaram de toda a força de seus astros para encarar o quinteto espanhol. O duelo foi brigado do começo ao fim. Os espanhóis arrancaram com tudo, permanecendo à frente do placar por boa parte do primeiro quarto. Os norte-americanos empataram em 22 a 22 quando restavam menos de quatro segundos para o fim da primeira parcial.

No segundo quarto, o time norte-americano pisou no acelerador. Contando com a pontaria de Wade nos lances de três pontos, os EUA abriram 12 pontos de vantagem. Os espanhóis responderam com Fernández, e o primeiro tempo acabou em 69 a 61 para os norte-americanos.

Na volta para o terceiro período, quando os norte-americanos geralmente deslancham, aconteceu exatamente o contrário. A Espanha viveu seu melhor momento na partida e cortou a diferença para quatro pontos. Pau Gasol teve a chance de reduzir para dois, mas errou uma bandeja.

No início do último quarto, a Espanha partiu para cima novamente e chegou a diminuir a vantagem norte-americana para apenas dois pontos, deixando o jogo eletrizante. Foi aí, na hora mais difícil, que apareceu Kobe Bryant, com 13 pontos apenas no último quarto. Com bolas de três pontos de Bryant e Wade, os EUA controlaram a vantagem e festejaram o ouro olímpico e a redenção.

AP

© 2011-2012 RuralBR.com.br

Todos os direitos reservados

Grupo RBS