| 19/08/2008 16h56min
Em solenidade realizada no Teatro Álvares de Carvalho, em Florianópolis, com diversas autoridades estaduais, municipais e representantes da sociedade civil catarinense foi assinado nesta terça, o termo de posse do Comitê Executivo Pró Candidatura de Florianópolis e Santa Catarina como uma das sedes da Copa do Mundo de 2014. O comitê tem representantes de 46 entidades catarinenses e já tem uma reunião marcada para início de setembro. O anúncio das cidades-sede será feito em Março de 2009.
Florianópolis concorre com outras 17 cidades brasileiras para ser escolhida como uma das sedes. As outras são Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Maceió, Manaus, Natal, Recife/Olinda, Porto Alegre, Rio Branco, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.
Das 17 candidatas, a Fifa deve escolher 10 cidades como sedes. Porém, uma comitiva formada pelo Governador Luiz Henrique, o secretário Gilmar Knaesel e o presidente
da Federação Catarinense de
Futebol, Delfim Pádua Peixoto, viajou ao Rio de Janeiro nesta terça, para tentar apoio da CBF e da Fifa para que sejam escolhidas 12 cidades. Com apenas 10 cidades sedes, Florianópolis ficaria mais distante de participar do evento que será realizado em 2014.
— A criação do Comitê Executivo é uma iniciativa importante já que mostra o empenho, a organização e união das entidades buscando o mesmo fim — disse o ministro do Esporte, Orlando Silva.
O Comitê Executivo para a candidatura catarinense à cidade-sede da Copa do Mundo 2014 foi instituído pelo governador Luiz Henrique da Silveira, por meio de um decreto nº 1.571, de 1º de agosto de 2008. Dentre outras atribuições, caberá ao Comitê Executivo estudar e sugerir a melhoria de ações para atendimento a necessidades relacionadas com a escolha. Trabalhar pela motivação da sociedade catarinense, com destaque para os benefícios que virão e tornar eficaz a gestão pública, as ações e articulações com a iniciativa privada e a mobilização de todos os agentes envolvidos.