| 15/08/2008 19h04min
O UK Trade & Investment (UKTI) viabilizará a participação de oito especialistas em agropecuária do Reino Unido na Expointer 2008, em Esteio (RS). O evento, que ocorre de 30 de agosto a 7 de setembro, atrai expositores britânicos desde 1972 com a finalidade de estimular o comércio de sêmen das principais raças de gado européias. A informação é do presidente da Comissão Executiva da feira, Antônio Alves. O Reino Unido é o expositor internacional mais antigo da feira e, em 2007, recebeu dos organizadores o Troféu Destaque na categoria Participação Internacional.
– Nossa participação na Expointer é sempre muito positiva. Mesmo quando existem barreiras sanitárias, que dificultam o comércio de genética, a representação britânica está presente, renovando contatos e reforçando os laços comerciais e de amizade desenvolvidos a cada edição do evento – afirma Denise Crawshaw Pellin, cônsul honorária do Reino Unido e gerente comercial do UKTI para o Rio Grande do Sul.
A missão britânica é liderada pelo diretor da UK Genetics e UK Sire Services, Rob Wills, e conta também com a presença da representante da Associação de Criadores de Gado Devon3, Judy Patch, e do diretor da Andersons Consulting5, Alan King.
Variedade genética
Dentre as raças de gado britânicas está a Red Devon, que apresenta ótimo rendimento de carne de qualidade e está presente no Brasil desde 1906. Lisa Roper – proprietária do conhecido rebanho Forde Abbey – participará novamente da Expointer. Ela iniciou a criação em 1981 e, desde então, o rebanho ganhou prêmios em competições da Associação de Devon na Inglaterra, assim como no Royal Show, Bath and West Show, Devon County Show, entre outros.
GOVERNO DO ESTADO DO RS