| 12/08/2008 12h20min
Previsão para esta quarta-feira, dia 13
Região Sul
A frente fria avança um pouco mais e provoca chuvas no norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e centro e sul do Paraná. Novamente, o acumulado passa dos 60 mm em apenas 24 horas. Desta vez, a chuva forte deve se concentrar no sul do Estado do Paraná. No norte do Paraná e em boa parte do Rio Grande do Sul, o tempo permanece seco. A temperatura mínima despenca e chega a 3°C no sul do Rio Grande do Sul, com formação de geadas ao amanhecer.
Região Sudeste
A passagem de uma nova frente fria provoca chuvas fracas e declínio acentuado da temperatura no extremo sul do Estado de São Paulo. No centro e norte de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais, o tempo permanece seco, ensolarado e com temperaturas em elevação.
Região
Centro-Oeste
Na quarta-feira, o tempo muda no extremo sul de Mato Grosso do Sul. A passagem de uma frente fria provoca
chuvas fracas e declínio acentuado da temperatura. No centro e norte de Mato Grosso do Sul, em Goiás e em Mato Grosso, o tempo permanece seco e quente.
Região Nordeste
Os ventos úmidos que sopram do mar provocam chuvas fracas e deixam a temperatura máxima baixa desde a Bahia até Pernambuco. No interior destes Estados, além do Ceará, Piauí, Maranhão, Rio Grande do Norte e Paraíba o tempo permanece seco, ensolarado e quente.
Região Norte
Áreas de instabilidade propagam-se pela Região Norte, onde provocam pancadas isoladas de chuva com baixo acumulado no oeste, centro e norte do Amazonas, Roraima e norte do Pará. Entre o Acre e Tocantins e no Estado do Amapá, o tempo permanece seco. A temperatura permanece extremamente elevada em toda a região, com máxima de mais de 35°C.
Previsão para os próximos dias
Região
Sul
Na sexta-feira, a frente fria provoca chuvas fracas no norte do Rio Grande do Sul e no sul
de Santa Catarina. Uma nova frente fria deve avançar pelo oeste e sul do Rio Grande do Sul a partir do final de semana. Há previsão de chuvas fortes, porém bem mais localizadas e com menor acumulado, se formos comparar com o sistema que passará pelo Estado nesta semana.
Região Sudeste
Na quinta-feira, ainda há previsão de chuvas fracas no extremo sul do Estado de São Paulo. A partir da sexta-feira, no entanto, as chuvas deixam o extremo sul de São Paulo e passam a atingir boa parte do Espírito Santo e nordeste de Minas Gerais. Até o dia 20 de agosto, o padrão de chuvas não muda: esperam-se precipitações fracas e temperaturas máximas mais baixas entre o norte do Espírito Santo e nordeste de Minas Gerais.
Região Centro-Oeste
Na quinta-feira, retorna uma condição de tempo seco e temperaturas em elevação no extremo sul de Mato Grosso do Sul. Até o dia 20 de agosto, não há previsão de
chuvas na Região.
Região Nordeste
Até o
dia 20 de agosto, a situação permanece inalterada, com chuvas fracas especialmente no leste da Bahia.
Região Norte
Até o dia 20 de agosto, não muda o padrão de chuvas na Região Norte, com acumulado concentrando-se no centro e norte do Amazonas, Roraima, norte do Pará e no Amapá. Entre o Acre e Tocantins, o tempo permanece seco, ensolarado e quente.
Na Região Sul, chove no Paraná, em Santa Catarina (chuva forte) e no norte do Rio Grande do Sul. Na Região Sudeste, chove no sul de São Paulo. Nos demais Estados, segue o tempo seco com nebulosidade variável. Na Região Centro-Oeste, chove no sul do Mato Grosso do Sul, nos demais Estados segue o tempo seco e quente. Na Região Nordeste, chove no litoral da Bahia, e no litoral do Maranhão, demais partes da região com tempo seco, especialmente o sertão. Na Região Norte, chove no norte e oeste da região (nas demais partes, tempo seco e quente)
Foto:
Canal Rural