| 01/08/2008 12h29min
Previsão para o final de semana
Região Sul
A frente fria causa temporais, porém mais localizados sobre a Região Sul do Brasil. Há previsão de chuvas fortes no norte de Santa Catarina e em boa parte do Estado do Paraná. O acumulado poderá chegar a quase 60 mm em 24 horas no norte de Santa Catarina. No Rio Grande do Sul, há previsão de chuvas fracas no norte do Estado. Já no centro, oeste e sul gaúchos, o tempo permanece seco, porém nublado.
Região Sudeste
A frente fria avança pelo Sudeste, provocando chuvas em boa parte de São Paulo e no extremo sul de Minas Gerais. Poderemos registrar temporais no extremo oeste de São Paulo, à tarde, com acumulado de quase 20 mm em apenas seis horas. A temperatura máxima permanecerá baixa no centro e sul de São Paulo. No Rio de Janeiro, Espírito Santo e em grande parte de Minas Gerais, o tempo permanece seco, ensolarado e
quente.
Região Centro-Oeste
No sábado, a frente
fria finalmente passa a provocar chuvas em todo o Estado de Mato Grosso do Sul. No sul do Estado, há previsão de chuvas fortes com acumulados de quase 60 mm em apenas 24 horas. A temperatura máxima entra em declínio em todo o Estado. Na Capital, o calor será amenizado. Já no sul do Estado, a sensação será de frio. Em Goiás e em Mato Grosso, o tempo permanece seco, ensolarado e quente.
Região Nordeste
As chuvas ganham um pouco mais de força neste sábado entre Alagoas e Pernambuco. Já na costa da Bahia, Sergipe, Paraíba, Rio Grande do Norte e Maranhão, esperam-se chuvas fracas. No sertão, o tempo permanece seco e ensolarado. A temperatura máxima permanecerá elevada em toda a região.
Região Norte
As áreas de instabilidade geradas pela propagação de uma frente fria atingem o Acre e o oeste do Amazonas, provocando chuvas na forma de pancadas e com baixo acumulado. A ZCIT também causa chuvas
isoladas e com baixo acumulado em Roraima e no norte do Pará. No
litoral do Amapá, há previsão de chuvas fortes. Em Tocantins e em Rondônia, o tempo permanece seco e muito quente.
Previsão para os próximos dias
Região Sul
A partir do final da segunda-feira, a propagação de áreas de instabilidade volta a provocar chuvas fracas no centro e oeste do Paraná. A temperatura mínima entra em declínio, chegando a valores negativos no alto da Serra Geral e oscilando entre 0°C e 3°C no Planalto de Santa Catarina e no sul do Paraná. Há previsão de geadas na madrugada desta segunda-feira nestas áreas da Região Sul. Na terça-feira, retornam os temporais ao Estado do Paraná.
Região Sudeste
A frente fria e a propagação de áreas de instabilidade causam chuvas fracas e isoladas no sul do Espírito Santo, centro e sul de Minas Gerais, Rio de Janeiro e nordeste e norte de São Paulo na segunda-feira. O acumulado não passará dos 5
mm em 24 horas. Na terça-feira, há previsão de temporais no Estado de São Paulo e no
sul de Minas Gerais, com acumulado de mais quase 60 mm em 24 horas em algumas localidades. Esperam-se chuvas mais fracas no Rio de Janeiro. Entre 6 e 10 de agosto retorna uma condição de tempo seco.
Região Centro-Oeste
No domingo, a frente fria avança ainda mais provocando chuvas fracas no norte de Mato Grosso do Sul, sul de Goiás e sul e oeste de Mato Grosso. Registraremos chuvas em localidades que não viam precipitações há quase 150 dias. Há previsão de chuvas fortes no sudoeste de Mato Grosso, com acumulado de quase 30 mm em 24 horas. A temperatura máxima permanecerá baixa em todo o Mato Grosso do Sul e entrará em declínio no sul de Goiás e no sudoeste de Mato Grosso.
Região Nordeste
Entre 7 e 9 de agosto, as áreas de instabilidade voltam a ganhar força e provocar chuvas fortes entre a costa de Alagoas e do Rio Grande do Norte.
Região
Norte
No domingo, as áreas de instabilidade geradas pela frente fria provocam pancadas
de chuva no sul de Rondônia, Acre e no sudoeste do Amazonas. A temperatura máxima entra em declínio no extremo sul de Rondônia. No noroeste do Amazonas, Roraima, norte do Pará e Amapá, esperam-se chuvas fracas e isoladas por conta da propagação de ZCIT. Em Tocantins, o tempo permanece seco e quente.
Na Região Sul, chove, com exceção do sul e oeste do Rio Grande do Sul. Na Região Sudeste, chove em São Paulo, sul do Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais. No Centro-Oeste, chove no centro-sul de Mato Grosso do Sul. No Nordeste, chove junto ao litoral leste da região. No Norte, há chuva nas áreas mais ao norte da região
Foto:
Canal Rural