| 04/08/2008 15h30min
O secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Inácio Kroetz, afirmou nesta segunda-feira, dia 4, que, em três semanas o Brasil deverá voltar a exportar carne industrializada para os Estados Unidos. Ele concedeu uma entrevista ao Canal Rural na chegada ao país, depois de se reunir com técnicos americanos.
O secretário de Defesa Agropecuária informou ainda que o Brasil deve receber uma missão de técnicos americanos no próximo dia 25. Segundo ele, serão vistoriadas quatro processadoras de carne, a serem selecionadas como amostras para os auditores.
Kroetz explicou que a suspensão das vendas tem caráter preventivo. Descartou a existência de fatores políticos ou de mercado e disse que “pequenos detalhes” influíram na decisão anterior do governo americano, de suspender habilitações de dois frigoríficos brasileiros.
– Foi feita uma discussão técnica e apontadas não-conformidades que não queremos.
Kroetz afirmou não saber o motivo da discussão com os Estados Unidos tomar, segundo ele, “uma dimensão tão grande”, mas ressaltou:
– Não pode se expor ao risco quando se trata de um mercado exigente.
Inácio Kroetz não detalhou as não-conformidades. Justificou que não deveria dar mais ênfase a um ou outro indicador. Apenas garantiu que medidas corretivas serão adotadas ainda neste mês para que as exportações ao mercado americano sejam normalizadas. Entre elas, treinamento e reciclagem de técnicos do Serviço de Inspeção Federal (SIF), das empresas (plantas frigoríficas), além das auditorias com equipes especialmente capacitadas neste programa.
O secretário cobrou da indústria de carne maior preocupação com o controle de qualidade.
– Esse controle de qualidade não pode permitir também que se apresente para receber a certificação quando não tiver em ordem.
CANAL RURAL.COM
Secretário Inácio Kroetz disse que pequenos detalhes levaram à suspensão das vendas de carne industrializada para os Estados Unidos
Foto:
Valter Campanato, ABr