| 01/08/2008 16h
O presidente eleito do Paraguai, Fernando Lugo, entregou nesta sexta-feira, dia 1º, uma série de exigências relacionadas à hidrelétrica de Itaipu ao assessor especial da Presidência do Brasil, Marco Aurélio Garcia. Os dois se reuniram em Assunção, capital paraguaia.
– A equipe de Lugo nos apresentou um memorando extremamente interessante no qual há questões a discutir, de natureza econômica até questões jurídicas e obviamente políticas sobre Itaipu – informou Garcia.
Ele, porém, não divulgou o conteúdo do memorando, alegando não ser prudente detalhar o assunto antes de uma análise do governo brasileiro. Avaliou apenas que é uma excelente pauta de discussão.
Garcia disse ainda que conversou sobre a formação de uma comissão especial para conversar sobre a hidrelétrica após a posse de Fernando Lugo, marcada para o próximo dia 15. Ele acredita que o ato de posse, que deve contar com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, será propício para coordenar a primeira reunião oficial entre os presidentes do Brasil e Paraguai.
– Começamos bem, começamos com um acordo sobre a metodologia, sobre os temas que temos que discutir e esperamos que esse clima positivo que se instalou hoje em dia possa apressar as negociações que vamos estabelecer sobre Itaipu – afirmou.
AGÊNCIA EFE
Gestão da hidrelétrica de Itaipu é compartilhada por Brasil e Paraguai
Foto:
Divulgação
/
Itaipu Binacional