| 27/07/2008 11h57min
A Liga Mundial 2008 chega ao fim com um sabor amargo para a seleção brasileira. Em pleno Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, a equipe ficou fora do pódio da competição, algo que não acontecia desde 1998. Com a derrota para a Rússia no duelo que valia o terceiro lugar, o time obteve o pior desempenho da Era Bernardinho, de acordo com o site Globoesporte.com.
O técnico assumiu a seleção masculina em 2001. Desde então, foram 21 títulos e quatro vice-campeonatos. Em apenas uma competição o Brasil ficou com o terceiro lugar, o Pan-Americano de Santo Domingo, em 2003, quando foi derrotado nas semifinais para a Venezuela e bateu os Estados Unidos na disputa pelo bronze.
Com duas derrotas na fase intercontinental da Liga Mundial, para França e Sérvia, o Brasil chegou às finais como favorito absoluto. Após colocar os reservas em quadra na maior parte dos jogos para dar ritmo à seleção, Bernardinho pôde, enfim, contar com seu time titular completo e pronto para buscar o
octacampeonato da competição.
No entanto, após perder para os Estados Unidos nas semifinais, a equipe não conseguiu evitar o abatimento e acabou deixando o bronze escapar diante da Rússia, que havia vencido com tranqüilidade em sua estréia na fase final.