| 23/07/2008 11h37min
A seleção brasileira masculina de vôlei derrotou nesta quarta-feira a Rússia por 3 sets a 0, com parciais de 25-23, 25-18 e 25-15, na estréia pelo grupo E da fase final da Liga Mundial de vôlei, no Maracanãzinho.
Apesar de o confronto reunir as duas equipes de melhor campanha na primeira fase da competição, os comandados do técnico Bernardinho não tiveram problemas para se recuperar de um início ruim de partida e sair em vantagem na briga por uma das duas vagas às semifinais.
O ponta Dante foi o jogador de melhor desempenho ofensivo do Brasil, com 16 pontos.
O próximo compromisso da seleção é na sexta, diante do Japão, às 10h de Brasília. Os japoneses, terceiros na chave D da primeira fase, jogam a fase final graças a um convite da Federação Internacional de Vôlei (FIVB).
Os russos jogam diante dos japoneses amanhã, e torcem para que o adversário perca as duas partidas para poderem ficar com a segunda vaga.
A
chave F da fase final tem Polônia (primeira colocada da
chave D), Estados Unidos (líderes da C) e a Sérvia, que ficou na segunda posição do grupo A, atrás do Brasil - classificado como país sede.
A seleção brasileira tenta o hexacampeonato do torneio e o oitavo título da história, para se igualar à Itália como maior vencedora da história da Liga.