| 09/07/2008 13h17min
Se já havia dado mostras de seus altos e baixos na primeira rodada do Torneio de Bastad, Marat Safin não resistiu a mais uma exibição ruim e deu adeus ao evento sueco. Em quadra nesta quarta-feira diante do italiano Potito Starace, o ex-número um do mundo caiu após duas horas e 10 minutos de jogo e três sets disputados, com parciais de 7/6 (7/4), 3/6 e 6/4.
Depois de encaixar em Wimbledon sua melhor campanha em toda a temporada, só parando nas semifinais ante Roger Federer, Safin volta assim a se apresentar de forma irregular. Em sua estréia na Suécia, ele já havia tido muitas dificuldades para vencer o inexpressivo espanhol Marc López por 7/6 (8/6) e 7/5 e agora perdeu para Starace, número 58 do mundo.
Especialista em quadras de saibro, o italiano superou o mau segundo set, em que empatava por 3/3 até sofrer duas quebras de saque consecutivas e conseguiu uma brilhante reação na terceira parcial, em que foi firme no saque para não dar chances ao russo.
Garantido nas quartas-de-final, Starace já igualou os melhores resultados que obteve na temporada em nível ATP (parou na terceira rodada em Buenos Aires, Acapulco e Valência). Tentando ir ainda mais longe nas quadras suecas, ele poderá enfrentar Thomas Johansson, que conta com o apoio da torcida, ou o tcheco Tomas Berdych, que se enfrentam ainda nesta quarta.
Na outra partida de segunda rodada já finalizada em Bastad, dois representantes da casa, donos de ranqueamentos inexpressivos, viveram dias de protagonistas. Depois de uma hora e 50 minutos de bola em quadra, o qualifier Bjorn Rehnquist, número 226 do mundo, bateu o convidado Michael Ryderstedt, 354º colocado, em sets diretos, com 6/3 e 7/5. Rehnquist se prepara agora para enfrentar outro sueco, Ervis Eleskovic, ou o espanhol Fernando Verdasco, segundo maior favorito no torneio disputado sobre quadras de saibro.
GAZETA PRESS