| 07/07/2008 09h02min
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva garantiu que o Brasil vai cumprir as Metas do Milênio (definidas pela ONU) sobre a desnutrição e a mortalidade infantil antes de 2015. No programa semanal de rádio Café com o Presidente, ele disse que o Brasil está preparado para isso e que os programas sociais do governo apresentam sucesso extraordinário.
Segundo o presidente da República, ampliação do acesso ao saneamento básico e à saúde é a principal responsável pela melhoria dos indicadores do Brasil. Ele destacou a melhoria no atendimento pré-natal, na atenção ao parto e na vacinação.
De acordo com a Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde 2006 (PNDS-2006), financiada pelo Ministério da Saúde, o percentual de mulheres que não se submetem a exames pré-natal caiu na zona rural de 31,9% em 1996 para 3,6% em 2006 e, na zona urbana, de 8,6% para 0,8%, no mesmo período.
No entanto, apenas 77% das gestantes realizaram pelo menos seis consultas pré-natais – conforme estabelecido pelo Ministério da Saúde. A região com resultado mais insatisfatório foi a Norte, com 61% dos casos. Lá também registrou-se o maior índice de grávidas que não se submeteram a nenhuma consulta: 3,9%.
- O século XXI é o século em que o pobre precisa deixar de ser muito pobre e virar cidadão, ter direito à moradia, à educação, a comer três vezes ao dia, a ter acesso ao lazer, à cultura. Estou convencido que nós estamos no caminho certo – disse o presidente, que participa como convidado da reunião de Cúpula do G8, o grupo dos oito países mais desenvolvidos do mundo.
AGÊNCIA BRASIL