| 06/07/2008 18h55min
A seleção brasileira masculina de vôlei começou bem, mas tropeçou nos próprios erros e perdeu para a Sérvia por 3 sets a 2, com parciais de 20/25, 18/25, 25/23, 25/20 e 15/11, na cidade de Novi Sad, pelo grupo A da primeira fase da Liga Mundial de vôlei. Esta foi a primeira vitória da Sérvia sobre o Brasil em oito anos, ou 15 jogos — desde que Bernardinho assumiu a equipe, nunca tinha perdido para o adversário.
O resultado deixa os brasileiros empatados com a França na ponta do grupo A, com 14 pontos. Porém, a seleção leva vantagem nos critérios de desempate. A Sérvia vai a 11 e ainda briga com os franceses pelo segundo lugar da chave. A Venezuela é a lanterna, com nove.
A seleção brasileira vinha com moral para o jogo de hoje, pois vencera o confronto de sexta, em Belgrado, por 3 a 2, com parciais de 17/25, 21/25, 25/21, 25/21 e 15/8. E isto ficou evidente logo no início da partida. Mostrando bom entrosamento, a equipe comandada por Bernardinho logo abriu 8 a 6 e
manteve o domínio na
parcial, com uma vantagem de quatro pontos mais para o fim. Os sérvios até chegaram a assustar fazendo 22 a 19, mas o Brasil fechou em 25 a 20 num erro de ataque da equipe da casa.
A equipe brasileira começou com a mesma disposição na parcial seguinte, mas esbarrou na reação sérvia. Empurrados pela torcida que lotou o ginásio SPC Vojvodina, os donos da casa fizeram jogo duro até o empate em 17 pontos. Foi aí que, depois de uma parada técnica, os brasileiros conseguiram ampliar uma vantagem que já era de dois pontos graças aos bons ataques de André Nascimento, Samuel e Gustavo. O Brasil fez 24 a 18 e, num erro ofensivo da Sérvia, abriu 2 a 0 na partida.
A seleção começou bem no terceiro set, abrindo 8 a 5. No entanto, talvez por achar que estava perto de uma fácil vitória, os brasileiros relaxaram e permitiram que o adversário encostasse, principalmente explorando o bloqueio. O jogo se manteve igual até o empate em 22, quando uma série de erros dos brasileiros permitiu
que os donos da casa
fechassem em 25 a 23, descontando o placar.
No quarto set, o Brasil seguiu sem se encontrar em quadra e deixou que a Sérvia fizesse 15 a 8. Mais concentrados, os donos da casa não deixaram a equipe de Bernardinho ameaçar e mantiveram uma confortável margem até o fim, fechando em 25 a 20.
A empolgação sérvia continuou no tie-break decisivo. Novamente empurrada pela torcida, a equipe da casa abriu 3 a 0, mas os comandados de Bernardinho igualaram em 5 a 5. Porém, os brasileiros voltaram a mostrar sinais de desconcentração e não resistiram ao bom jogo da equipe adversária. Sofrendo com o forte bloqueio sérvio, a seleção até tentou reverter uma desvantagem que chegou a ser de cinco pontos e fez 12 a 10, mas acabou caindo no set final.
No próximo fim de semana, a equipe brasileira recebe a França sábado e domingo no ginásio Mineirinho, de Belo Horizonte. Já a Sérvia enfrenta a Venezuela sexta e domingo nas cidades de Belgrado e Nis, respectivamente.