| 28/06/2008 22h11min
O Brasil venceu a Venezuela por 3 sets a 1, com parciais de 16-25, 25-22, 25-21 e 25-19, pela quinta rodada do grupo A da Liga Mundial de vôlei, em partida realizada no ginásio Poliedro de Caracas.
Treinada pelo brasileiro Ricardo Navajas, a Venezuela começou bem e chegou a abrir 4 a 1 no primeiro set. O Brasil encontrou dificuldades para passar do bloqueio do adversário, que ainda contava com a boa atuação de Ednardo "Harry" Gomez, maior pontuador da primeira etapa, com sete pontos. A Venezuela sempre esteve à frente no placar e fechou o set em 25 a 16.
Já a segunda etapa apresentou mais equilíbrio e chegou a estar empatada em 18 a 18. No entanto, o Brasil foi beneficiado por um erro de ataque da Venezuela, que irritou o técnico Navajas. A partir daí, os comandados de Bernardinho passaram a administrar a vantagem e fecharam o set em 25 a 22, com um belo ponto de Samuel.
Os venezuelanos chegaram a abrir 5 a 3 no terceiro set, mas logo o Brasil
conseguiu empatar. Apresentando um jogo
mais consistente, a equipe de Bernardinho cresceu e conseguiu se manter à frente no placar. A seleção brasileira iniciou o quarto set imprimindo um ritmo forte e dando a impressão que a partida não iria para o tie break.
A equipe treinada por Bernardinho chegou a abrir 4 a 0 após um saque de Bruninho que Diaz não conseguiu defender. O placar levou Ricardo Navajas ao desespero e o técnico da Venezuela parou a partida.
O Brasil conseguiu seu primeiro match point com um saque de Diaz que foi para fora. No entanto, os venezuelanos ainda conseguiram marcar mais um ponto. Porém, Ivan sacou para fora e deu a vitória para os brasileiros. Amanhã as duas equipes voltam a jogar no Poliedro de Caracas às 16h de Brasília e, se vencer, o Brasil pode alcançar a liderança isolada do grupo A.