| 27/06/2008 15h10min
A ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, afirmou nesta sexta-feira que "o governo está preocupado com a questão da inflação, mas o Brasil está mais confortável do que outros países em relação a desvios da meta." O centro da meta da inflação para 2008 e 2009 é de 4,5%, com margem de tolerância de dois pontos porcentuais para baixo ou para cima.
— Estamos extremamente atentos à questão da inflação e o governo pretende tomar medidas para produzir as maiores safras em 2009 e 2010. O governo vai lançar uma política muito agressiva na produção de alimentos — disse.
Em palestra para empresários da construção civil, no Rio, ela disse que "o governo está atento, considera que a inflação é algo que temos de monitorar e estamos extremamente interessados nisso, pois agora o país deve monitorar as variáveis macroeconômicas significativas. A atenção não deve ser confundida com posição catastrofista. Mas nossa posição será de controle e monitoramento sistemático", afirmou.
PIB
A ministra disse também que o governo continua acreditando que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 5% para os anos de 2008 e 2009, estipulado no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), "é um patamar consistente, possível e tem um grande poder de transformação no país".