| 26/06/2008 12h55min
Região Sul
Mais um dia com chuvas fortes entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Durante a manhã, há previsão de chuvas fortes no planalto de Santa Catarina, região próxima a Caçador. O acumulado passa dos 10 mm em seis horas. Já as rajadas mais intensas chegam a 55 km/h no norte do Rio Grande do Sul. À noite, as chuvas voltam a ganhar força e atingem o noroeste do Rio Grande do Sul. O acumulado passa dos 20 mm em seis horas entre Salvador das Missões e Horizontina. As rajadas atingem os 55 km/h nesta região. Em 24 horas, deverá chover quase 35 mm na região de Horizontina, no noroeste do Rio Grande do Sul, correspondendo a mais de 25% da média do mês de junho. As chuvas desta sexta-feira estão associadas com a formação de um Vórtice Ciclônico de Níveis Médios, sistema perigoso, sempre associado com temporais fortíssimos, porém localizados. Já no Paraná, há previsão de chuvas com menor acumulado na maior parte do Estado. A mínima varia entre 9°C e 11°C na
Serra Geral. Já a máxima
entra em elevação apenas no noroeste do Paraná e varia entre 23°C e 26°C.
Região Sudeste
Áreas de instabilidade propagam-se pelo Sudeste, onde causam chuvas fracas e mantêm as temperaturas máximas baixas entre o norte do Espírito Santo e o nordeste de Minas Gerais. Em São Paulo e no Rio de Janeiro, o sol predomina. A temperatura máxima entra em elevação em São Paulo, Rio de Janeiro e no Espírito Santo. Em Minas Gerais, o frio ainda predomina.
Região Centro-Oeste
Áreas de instabilidade propagam-se pelo Centro-Oeste, onde causam nebulosidade e chuvas isoladas no sul de Mato Grosso do Sul. Em Mato Grosso e Goiás, o tempo permanece seco, ensolarado e com temperaturas elevadas.
Região Nordeste
Áreas de instabilidade ganham força e causam chuvas intensas com potencial para transtornos na costa da Bahia, da Paraíba, do Ceará e do Rio Grande do
Norte. O acumulado poderá passar dos 40 mm em 24 horas em várias localidades do Rio
Grande do Norte. Entre Sergipe e Alagoas e no interior da região, o tempo permanece seco e ensolarado. A temperatura máxima permanece baixa em boa parte do Estado da Bahia.
Região Norte
Áreas de instabilidade causam chuvas na forma de pancadas no norte da região. Há previsão de chuvas fortes no noroeste do Amazonas e em Roraima. Entre o Acre e Tocantins, o tempo permanece seco e quente.
Previsão para os próximos dias
Região Sul
No domingo, há previsão de chuvas fortes na costa de Santa Catarina. A partir do domingo, espera-se tempo seco em toda a Região Sul. Entre 1º e 5 de julho, volta a chover fraco no norte e oeste do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná.
Região Sudeste
No domingo, chove no sul de São Paulo, litoral norte do Rio de Janeiro e no Espírito Santo. Pode chover
forte entre o Rio de Janeiro e Espírito Santo. Na segunda-feira, chove entre o Rio de Janeiro, Espírito Santo e
leste de Minas Gerais. Há previsão de intensos temporais entre o litoral norte do Rio de Janeiro e o litoral sul do Espírito Santo. Até o dia 5 de julho, persistem as chuvas, porém mais fracas no leste de São Paulo, sul e leste de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Região Centro-Oeste
Entre 29 de junho e 5 de julho, não há previsão de chuvas na Região Centro-Oeste.
Região Nordeste
A partir de julho, espera-se enfraquecimento das chuvas na costa do Nordeste.
Região Norte
Até o dia 5 de julho persistem as chuvas no norte da região, sendo que em Roraima e no noroeste do Amazonas, há previsão de temporais.
No prognóstico para sexta-feira é possível observar a zona chuvosa sobre a região sul do Brasil, que se estende desde o Paraguai e norte da Argentina. Também chove em boa parte do sul e leste da Bahia. No litoral norte do Nordeste há pouca de chuva, de fraca intensidade. Na região norte do Brasil, chuva na fronteira com a Venezuela, Colômbia e Guianas. Regiões Centro-Oeste e Sudeste tem tempo seco
Foto:
Reprodução