| 25/06/2008 10h21min
O dólar abriu em alta de 0,22% nesta quarta-feira, negociado a R$ 1,606 no pregão da Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F), nos contratos de liquidação à vista. Sem grandes apostas nesta manhã, o mercado de câmbio vai aguardar o resultado da reunião do banco central americano (Federal Reserve), sobre o nível da taxa básica de juro nos EUA. A previsão é de que o juro seja mantido no nível atual de 2% ao ano.
Na Europa, entretanto, os investidores já precificam alta do juro na zona do euro, em julho e em agosto - no câmbio, isso resulta em desvalorização do dólar ante o euro. A percepção em relação aos passos do Banco Central Europeu foi alimentada hoje por declarações do presidente da instituição, Jean-Claude Trichet.
Ele confirmou a possibilidade de que o juro da zona do euro seja elevado em 0,25 ponto percentual em julho, para 4,25% ao ano, mas negou-se a fazer comentários sobre as decisões futuras.
Com relação à reunião hoje à tarde do BC
americano, o mercado financeiro
ficará especialmente atento ao comunicado a ser divulgado junto com a decisão sobre juro. O documento deve sinalizar tanto as preocupações com a economia americana quanto com as pressões inflacionárias.