| 16/06/2008 10h47min
O vencimento de opções sobre ações hoje na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) e de índice futuro na quarta-feira na Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F) dá o tom do mercado que, por conta desses exercícios, tende a ampliar os seus movimentos, tanto para cima como para baixo, e operar mais descolado do ambiente externo.
O índice Bovespa abriu o pregão em alta, mas inverteu o sinal logo em seguida e cedia 0,74% a 66.705 pontos, às 10h21.
A opção é um contrato que confere ao portador o direito de compra ou venda de um ativo a um preço predeterminado. O vencimento de opções é a data de validade desses contratos. A partir do dia seguinte, o detentor da opção não pode mais exercê-la.
Por isso, no dia de vencimento das opções e nos dias imediatamente anteriores, o movimento da Bolsa pode sofrer distorções, com os investidores atuando de forma tal que os preços das ações se aproximem daqueles valores que mais os favorecem quando a opção for
exercida.
As ações de
primeira linha (blue chips) Vale e Petrobras se mantém como vedetes desse exercício. A aceleração do sinal de alta do petróleo no exterior pode adicionar mais tempero às ações da Petrobras.
A commodity subia mais de 2%, sendo negociado no nível recorde de US$ 139 o barril, enquanto o dólar perde força, especialmente contra o euro, que opera firme nesta manhã. A moeda norte-americana vem se enfraquecendo desde a divulgação, na sexta-feira, do índice sobre o índice de sentimento do consumidor norte-americano da Universidade de Michigan, que caiu ao menor nível em quase 30 Os metais também são negociados em alta.